Goleiro Santos, possível contratação do Corinthians
Futebol Brasileirão

Corinthians avança em negociação com o goleiro Santos, do Fortaleza

Visando reforçar a meta alvinegra, o Corinthians tem negociações avançadas com o goleiro Santos, do Fortaleza. A diretoria do Timão tem como objetivo fechar acordo nos próximos dias, às vésperas da abertura da janela de transferências, que começa no próximo dia 10 de julho.

Com a iminente saída de Carlos Miguel para o Nottingham Forest, da Inglaterra, o Corinthians viu que o goleiro reserva do Leão do Pici é o melhor custo benefício no mercado neste momento. O clube renovou recentemente com o arqueiro Matheus Donelli, porém, compreende que o atleta do time cearense além de não ser um alto investimento, chega com a experiência necessária de ser titular no Parque São Jorge.

Carlos Miguel, Corinthians
Carlos Miguel em ação pelo Corinthians na CONMEBOL Sul-Americana de 2024 —Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Desejo do Corinthians é um velho conhecido de António Oliveira

Com 34 anos de idade, campeão olímpico em Tóquio 2020 e convocado em várias oportunidades pela seleção brasileira, Santos trabalhou com o técnico António Oliveira no Athletico-PR antes de sair para o Flamengo. O atleta foi aprovado pelo CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol) do Corinthians.

As negociações pela vinda de Santos estão sendo conduzidas por Fabinho Soldado, executivo do departamento de futebol do Timão, e que trabalha praticamente sozinho desde as saídas de Rubens Gomes e Fernando Alba, que ocupavam cargos estatutários no clube. O Corinthians agora trabalha para chegar a um consenso com o Fortaleza, e contratar o goleiro.

Para dispensar Santos, o Tricolor do Pici deseja ao menos recuperar o investimento que fez para retirá-lo do Rio de Janeiro em 2023. A quantia total da negociação pelo arqueiro foi estimada em U$ 1,3 milhão, sendo duas parcelas de 500 mil dólares (uma já quitada e outra a vencer em 2025). Os 300 mil dólares restantes estavam condicionados a um bônus pelo desempenho do jogador no clube cearense.

Depois de duas temporadas no Flamengo, onde disputou a titularidade com Rossi, Santos foi contratado pelo Fortaleza no ano passado para ser titular na meta, porém após quatro partidas disputadas nesta temporada, perdeu espaço para João Ricardo, que vem tendo boas atuações como goleiro do Leão. Um de seus melhores jogos inclusive, foi contra o próprio Corinthians, no empate em 0 a 0 na Neo Química Arena.

Caso Fortaleza e Corinthians se acertem, Santos deve assinar contrato até o final de 2026 com a equipe paulista. Além de Carlos Miguel, o alvinegro tem Matheus Donelli e Felipe Longo como opções para o gol do time.

O Corinthians mesmo que consiga contratar o goleiro nos próximos dias, deverá aguardar a abertura da janela de transferências para Santos atuar pelo clube. Com o reinício das contratações no próximo dia 10, as equipes poderão registrar novos contratos de jogadores na CBF.

Matheus Donelli, Corinthians
Matheus Donelli, reserva imediato do Corinthians — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza