Fábio Carille, Corinthians
Futebol Brasileirão

Corinthians: Carille segue como favorito, mas Ramón Díaz ganha força nos bastidores

Após o fim da passagem de António Oliveira, o Corinthians pretende anunciar o novo técnico nesta quarta-feira. A diretoria espera que o escolhido esteja presente na partida contra o Vitória, na quinta-feira, às 20h, na Neo Química Arena, válida pela 14ª rodada do Brasileirão. Augusto Melo, junto com o executivo Fabinho Soldado, lidera a busca por um técnico que possa reviver o estilo de jogo vitorioso do clube. Fábio Carille, último treinador campeão pelo Timão, é o favorito.

Fábio Carille: O favorito do Corinthians

Atualmente no Santos, Fábio Carille é o nome mais próximo de uma unanimidade dentro do clube. Ele possui o perfil desejado pela diretoria por conhecer bem o Corinthians, onde foi auxiliar por mais de uma década e treinador em duas passagens. Com 183 jogos no comando do Timão, Carille conquistou 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas, além de ter vencido o Brasileirão em 2017 e o tricampeonato paulista (2017, 2018 e 2019).

A principal vantagem de Carille é a ausência de necessidade de adaptação, crucial para o Corinthians, que está na penúltima posição do Brasileirão e nas fases eliminatórias da Copa do Brasil e da Sul-Americana. No entanto, obstáculos financeiros e jurídicos podem complicar a negociação. A multa rescisória com o Santos é de R$ 2,5 milhões, e o treinador do Santos enfrenta um imbróglio jurídico com seu ex-clube no Japão.

Fábio Carille durante o jogo na Vila Belmiro - Foto: Raul Baretta/Santos FC
O ex-técnico do Corinthians e atualmente no Santos Fábio Carille durante partida na Vila Belmiro — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Ramón Díaz: O plano B do Timão

Caso a contratação de Carille não avance, o argentino Ramón Díaz é a segunda opção. Ex-técnico do Vasco e atualmente sem clube, Díaz deseja voltar ao futebol brasileiro. Ele é considerado uma escolha de fácil acerto, apesar de não ter a mesma identidade com o Corinthians. Aos 64 anos, Díaz tem uma carreira vitoriosa, com passagens pelo River Plate, onde conquistou seis campeonatos argentinos, uma Libertadores e uma Supercopa, além de um título nacional com o San Lorenzo.

A diretoria do Corinthians busca um técnico capaz de realizar um trabalho de médio a longo prazo, adequado às restrições financeiras do clube devido à grave crise financeira. O novo treinador deve desenvolver jogadores e implementar um estilo de jogo que traga resultados imediatos. A definição do novo comandante do Timão é aguardada com expectativa, especialmente para que ele possa estar presente na partida de quinta-feira, contra a Vitória na Neo Química Arena.

ramon diaz vasco da gama
O ex-técnico do Vasco, Ramón Díaz, possível alternativa do Corinthians — Foto: Fabio Moreira/AGIF