diego palacios corinthians
Futebol Brasileirão

Corinthians: Diego Palacios passa por cirurgia e não tem previsão de retorno

O lateral equatoriano Diego Palacios passou por uma artroscopia no joelho esquerdo nesta quarta-feira (19), em São Paulo, para corrigir uma lesão crônica de cartilagem agravada durante um treinamento. A cirurgia, realizada para tratar essa lesão crônica, foi um passo necessário para tentar recuperar o jogador para o restante da temporada.

A cirurgia de Palacios envolveu uma técnica chamada microfratura, que consiste em perfurar a cartilagem para induzir sangramento e promover cicatrização. Este procedimento é delicado e requer um cuidado pós-operatório intenso. A chefe do departamento médico do Corinthians explicou o processo em detalhes:

“Esse procedimento, tecnicamente, se chama microfratura, onde você perfura um pouquinho a cartilagem para que ela sangre e provoque uma cicatrização. A partir de agora, é todo esse processo até o retorno dele, mas isso leva um tempo.”

“Ele tem que passar por um processo de que ele vai ficar sem carga total durante aproximadamente quatro semanas, sem colocar o pé no chão. Depois disso, tem um processo de reabilitação de fisioterapia para depois passar para a preparação física e condicionar para voltar a treinar com o grupo.”.

Recuperação de Diego Palacios sem prazo definido

O departamento médico do Corinthians não definiu um prazo exato para a recuperação de Palacios, mas estima-se que ele possa voltar a jogar no final do ano. A médica do clube destacou a complexidade em definir um prazo específico devido às variáveis envolvidas na recuperação de uma lesão desse tipo.

“É super complicado dar prazo. A gente fala de evolução natural da doença que pode estimar o retorno, mas a gente tem casos que às vezes voltam mais rápido, às vezes demora um pouco mais. Essa cirurgia dessa técnica de microfratura, a gente está falando de aproximadamente quatro a cinco meses, podendo ser um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos.”

“A gente vai trabalhar para entregar o Palacios o mais rápido possível, na melhor condição possível, para poder performar do jeito que a gente gosta, do jeito que o Corinthians merece. finalizou a médica do Corinthians.

Histórico recente

Diego Palacios foi anunciado como reforço do Corinthians em 2 de janeiro. No entanto, ele disputou apenas 56 minutos em campo antes de sofrer a lesão no joelho em 27 de janeiro, durante a derrota para o São Bernardo pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Desde então, Palacios vinha tratando a lesão e ficou mais de 100 dias sem entrar em campo.

Liberado pelo departamento médico, o lateral-esquerdo voltou a ser relacionado e ficou no banco de reservas do Corinthians no empate contra o Atlético Goianiense, fora de casa, pelo Brasileirão, em 11 de junho, mas não chegou a entrar em campo. Esta situação frustrou as expectativas tanto do jogador quanto da torcida, que aguardavam ansiosamente seu retorno aos gramados.

Aos 24 anos, o equatoriano já tem um currículo significativo. Ele esteve na seleção do Equador que jogou a Copa do Mundo de 2022, demonstrando seu potencial e habilidade em competições de alto nível. O lateral assinou contrato com o Corinthians após o término de seu compromisso com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, onde disputou 45 jogos em 2023.

(Foto: Rodrigo Coca/SC Corinthians Paulista)