João Fonseca
Tenis Notícias

Derrota de João Fonseca para Rafael Jodar não é o fim do mundo, mas expõe fraquezas

João Fonseca perdeu para Rafael Jodar neste domingo (26), na terceira rodada do Madrid Open. E, como em qualquer partida em que o brasileiro perde, a reação da torcida foi completamente exagerada. Antes de tudo: isso precisa diminuir de forma urgente. No tênis, se perde toda semana e grandes sequências de vitórias são raras.

Com apenas 19 anos, então, é ainda mais difícil de acontecer. E, mesmo assim, João já tem grandes conquistas para um adolescente no circuito. Assim como o espanhol, que é apenas um mês e alguns dias mais novo. O duelo entre os dois foi de alto nível e não há por que ter desespero com a derrota do carioca.

Por outro lado, também voltou a expor alguns problemas de Fonseca durante seus jogos.

João Fonseca foi superado por Jodar no Madrid Open. Foto: Divulgação/Mutua Madrid Open

João Fonseca perdeu para si

É muito claro que Jodar possui grande qualidade em quadra. No entanto, a derrota de João Fonseca, e como ela aconteceu, passa muito pelo próprio brasileiro. No primeiro set, ambos jogavam em alto nível e todo o confronto estava equilibrado. Só que teve um game abaixo e sofreu a quebra.

Não foi algo tão sentido porque se recuperou com rapidez e devolveu a quebra com autoridade. Contudo, no 12º game, João arriscou um golpe para ficar com 40-30 e errou. E essa acaba sendo uma questão que ainda falta para o brasileiro: se perdoar rápido. No tênis, erros irão acontecer a todo momento.

Mas a falha persistiu e o carioca iniciou o tie break muito mal. Com duas mini quebras sofridas, já estava 5 a 1 para o adversário. E é por isso que é necessário esquecer o erro com facilidade. O jogo não para e, na sequência, já vem um momento importante que precisa ser definido. Ficar preso no que errou causa novos equívocos.

Há uma outra questão. O brasileiro veio de uma excelente segunda parcial, conseguindo o empate. No entanto, baixou o ritmo, o que é algo normal, só que precisa ser melhor administrado por João. Já se tornou comum ver o tenista fazer um ótimo set e sofrer na sequência com a energia baixando.

Em confrontos duros e tensos como o de domingo, isso gera ainda mais problemas. E a situação de não se perdoar ainda voltou no terceiro set. Só que, dessa vez, vimos João também se perder completamente. No segundo game, teve 40-15 e ia deixar a parcial empatada.

Entretanto, saiu totalmente da partida e sofreu a virada no placar. A partir disso, não conseguiu reagir e foram nove erros não forçados em todo o set e, para piorar, só teve um winner. Com apenas 19 anos, Fonseca ainda irá amadurecer e melhorar esses fatores, mas são questões que o estão atrapalhando hoje.

Com a derrota, João Fonseca agora segue para Roma. Foto: Divulgação/Mutua Madrid Open

Processo de João Fonseca segue

Desde o começo, João Fonseca teve uma grande precocidade no tênis. No entanto, o processo ainda é complicado e segue pelos próximos anos. Com apenas 19 anos, a maioria dos tenistas sequer estavam entre os 300 melhores do mundo. O brasileiro está, no live ranking, dentro do top 30.

Contudo, isso também gera outras dificuldades, já que o amadurecimento não vem apenas porque mostra um ótimo nível no esporte. Mais erros do que acertos serão cometidos durante o processo e o caminho ainda é longo. Não há um fim de mundo com a derrota para Jodar e nem significa que João jamais chegará ao topo.

Fonseca já venceu Arthur Fils, dois anos mais velho que o carioca, e o francês já chegou ao top 15. Em 2021, Jannik Sinner foi derrotado por Jack Draper e hoje é o n.º 1 do mundo, enquanto o britânico parou no top 4 antes de lesão. Ambos têm a mesma idade, assim como João e Jodar.

A derrota faz parte, o processo de João Fonseca segue e haverá derrotas mais dolorosas no futuro.

Foto: Luciano Lima