Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira
Futebol Copa América Seleção Brasileira

Dorival destaca a busca por equilíbrio na Seleção, mas aprova os amistosos: “Saio mais confiante”

Dorival Júnior analisou o empate de 1 a 1 entre Brasil e Estados Unidos, em um amistoso realizado na noite de quarta-feira, em Orlando, o último dentre os jogos da equipe antes da Copa América, daqui duas semanas. Mais do que o placar, o técnico enfatizou o desempenho do time contra os norte-americanos e destacou a importância de buscar equilíbrio rumo à competição continental.

Dorival comenta sobre saldo positivo dos amistosos

Em seus quatro jogos à frente da seleção brasileira, Dorival acumula duas vitórias e dois empates. Os oito gols marcados e os seis sofridos têm sido um ponto de destaque, e o treinador tem agora 12 dias para realizar ajustes necessários na amarelinha. Apesar disso, ele avalia de forma positiva o saldo dos amistosos contra México e EUA:

Saio mais confiante e entendendo que estamos no caminho. Volto a falar que era uma fase preparatória e era mais do que necessário oportunizar praticamente todos os atletas. Vai existir uma disputa saudável dentro de um grupo que está se formando e se conhecendo. Foram dois ótimos jogos no sentido de colocar em campo todos aqueles que estão neste processo de treinamento”.

Pudemos conhecer um pouco mais cada um deles. Vamos intensificar o trabalho e melhorar. Queríamos o resultado, nos abrimos, corremos risco e fomos a frente. Criamos, mas não fomos felizes. Foi um jogo agradável para quem assistiu”.

Dorival também abordou a opção por duas formações distintas contra mexicanos e norte-americanos e delineou os planos do Brasil para a preparação visando a estreia na Copa América contra a Costa Rica, marcada para o dia 24 de junho na Califórnia. O treinador conta com o retorno de Gabriel Magalhães ao time, recuperado de uma luxação no ombro, e já em atividades com o grupo.

Não tenho receio em afirmar que estamos em um caminho importante. É natural um equilíbrio durante as partidas. Jogamos com formações diferentes, mas jogadores que estão entendendo o que queremos. Teremos dias pela frente e esperamos dar um salto de qualidade. Todos os jogadores vão estar à disposição a partir de agora, e vamos definir o time para o jogo de estreia, o que será fundamental para a campanha”.

Dorival Júnior durante Brasil e EUA
Técnico da seleção brasileira Dorival Júnior durante amistoso contra os Estados Unidos, em Orlando — Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Próximos compromissos da Seleção Brasileira

A seleção brasileira continuará em Orlando até o dia 20 de junho, quando partirá para Los Angeles, onde estreia na Copa América. O time está no Grupo D da competição, junto com Costa Rica, Colômbia e Paraguai. Os jogos estão marcados contra a Costa Rica no dia 24 de junho, contra o Paraguai no dia 28 de junho e contra a Colômbia no dia 2 de julho, conforme o cronograma oficial.