borussia mundial de clubes dortmund
Futebol Bundesliga UEFA Champions League

Borussia Dortmund assegura vaga no Mundial de 2025 graças à eliminação de rival na Champions

O Borussia Dortmund será o vigésimo representante do Mundial de Clubes de 2025. A presença do time aurinegro na competição foi definida nesta quarta-feira (6), com a eliminação do RB Leipzig para o Real Madrid na Liga dos Campeões. O clube alemão assegurou seu lugar no torneio da FIFA devido à sua pontuação no ranking estabelecido pela entidade.

O Borussia Dortmund continua na disputa da atual temporada na Liga dos Campeões e, caso conquiste o título, abrirá uma vaga adicional pelo ranking. O clube alemão ocupa atualmente a nona posição na lista, e, devido às restrições impostas pela FIFA, não pode mais ser alcançado por outras equipes.

O ranking da FIFA leva em consideração o desempenho dos clubes nas principais competições de cada continente entre 2021 e 2024, a partir da fase de grupos. Após o fim das oitavas de final da Liga dos Campeões, outros classificados poderão ser definidos: é o exemplo de RB Salzburg (Áustria), que irá ao Mundial se Arsenal e PSV forem eliminados, Atlético de Madrid (Espanha), se o Barcelona for eliminado, e Juventus (Itália), se o Napoli for eliminado.

Novo formato do Mundial e classificados

O Mundial de Clubes de 2025 terá lugar nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho, com oito grupos contendo quatro times cada, que se enfrentarão em turno único. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final, que serão disputadas em jogo único. Não haverá disputa pelo terceiro lugar.

Até agora, sete times foram confirmados no Mundial de Clubes de 2025: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund pelo ranking da UEFA, e Auckland City, no ranking da OFC (Oceania).

O Mundial de Clubes de 2025 tem um limite de dois representantes por país, a menos que tenham conquistado a vaga como campeões continentais. Na América do Sul, os times atualmente classificados pelo ranking seriam Boca Juniors, River Plate e Olimpia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *