Nesta terça-feira (01), o Borussia Dortmund-ALE venceu o Monterrey-MEX por 2 a 1, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. No Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Guirassy teve uma noite estrelada e fez um ‘doblete’, Berterame diminuiu para os mexicanos. Com a vitória, os Aurinegros enfrentarão o Real Madrid na fase de quartas de final. Veja como foi a partida:
Com apenas Julian Brandt como dúvida, o BVB foi a campo com uma escalação que pouco mudou, comparada àquela que iniciou a disputa do Mundial. A figura do camisa 10 esteve presente no banco de reservas, embora não estivesse recuperado 100% da fratura no pulso sofrida no jogo contra o Fluminense. Para preencher esta lacuna, Niko Kovac novamente escalou Felix Nmecha como titular. Além dele, Yan Couto foi sacado e o ala direita foi ocupada por Julian Ryerson.
Os Rayados, por sua vez, puderam contar com o retorno de Jorge Rodríguez. O volante cumpriu suspensão na partida contra o Urawa Red Diamonds e voltou ao time titular escalado por Doménec Torrent. Para o alívio do técnico ex-Flamengo, a equipe mexicana não tinha nenhum jogador lesionado, portanto o Monterrey foi a campo com o que de melhor tinha em seu plantel.
Adeyemi brilha e Guirassy faz doblete

Como todo fã de futebol sabe, a Bundesliga é um campeonato conhecido por um jogo físico mais acentuado. Neste atributo, os jogos da liga comumente tem muitas transições rápidas, pressões na saída de bola e muita disputa por espaço. Foi seguindo exatamente estes princípios que o Dortmund jogou em Atlanta no primeiro tempo. O jogo se apresentou de forma muito agradável para os Schwarz-Gelben que aproveitou muito bem os espaços deixados pelos mexicanos.
Ao passo que Monterrey saía para orquestrar as jogadas para acionar Berterame e Jesús Corona, por meio dos lançamentos de Óliver Torres e as chegadas de Deossa na grande área, o Borussia Dortmund fazia uma leitura correta das interceptações e rapidamente acionava os contra-ataques. Neste momento de transição ofensiva que a principal mudança de Niko Kovac se destacou. Ao ser colocado na esquerda, Karim Adeyemi teve mais liberdade para se movimentar e, consequentemente, ser acionado por meio de passes em profundidade.
Quando não estava em momentos de transição, os alemães trocavam passes com tranquilidade e se deslocavam livremente pelo campo de defesa do Monterrey. Neste aspecto, a passividade da marcação dos Rayados chamava a atenção, pois permitia que o oponente organizasse suas tramas sem se preocupar com interceptações. Foi assim que o primeiro gol da partida saiu: Ramy Bensebaini — originalmente lateral, mas colocado frequentemente como zagueiro — iniciou a construção da jogada, que deu prosseguimento em uma tabela rápida entre Serhou Guirassy e Karim Adeyemi que resultou no 36° tento do atacante francês nessa temporada.
O segundo gol ficou destacado por exatamente ser uma “marca” do futebol alemão. Niklas Süle desarmou Arteaga e Adeyemi, em velocidade, correu exatamente no espaço onde o lateral dos Rayados deveria ficar. Nessa disparada, o camisa 27 dominou, esperou o momento exato para servir o artilheiro da noite, Guirassy, a fazer o segundo. 37° vez em que o “9” vai às redes e fez-se preciso na finalização — no contrapé de Andrada, que sequer teve chance.
O Monterrey até tentou, mas esbarrou nas intervenções de Gregor Kobel. As jogadas de perigo não foram esboçadas por combinações ou movimentações, e sim em chutes de fora da área. Neste aspecto, Deossa foi o jogador mais perigoso da equipe mexicana: foram três arremates, todos eles obrigando o goleiro suíço a trabalhar. Mesmo que os lampejos do camisa 6 dos comandados de Domènec Torrent tenha gerado lances de perigo, ainda faltava uma participação maior do trio de ataque Jesús Corona, Óliver Torres e Berterame. Para isso, faltavam ajustes e certamente o técnico catalão teria que abordar isso no intervalo.
Azar da zaga do Borussia Dortmund resulta no gol do Monterrey

A reação dos mexicanos veio mais rápido do que poderiam imaginar. No cruzamento vindo da esquerda, Svensson, de cabeça, tentou cortar para trás e a bola rebate em Aguirre. O desvio do camisa 14 dos Rayados, mesmo que acidental, deixou o Berterame livre para completar para o fundo das redes. 2 a 1 e o jogo que parecia resolvido para os alemães, teve uma dose “apimentada” do time do México.
Com o gol, a torcida levantou os ânimos e ouvia-se os gritos vindo das arquibancada para o apoio. Na sequência, o Monterrey teve a oportunidade do empate, mas Jesús Corona finalizou em cima de Kobel — para o desespero de Torrent no banco de reservas. No que antecede o chute, Canales, discreto no primeiro tempo, achou um passe fundamental para o camisa 11, que deu sequência a investida no campo de ataque.
A mesma falha cometida pelo Monterrey no primeiro tempo, o Dortmund estava praticando. A mesma falta de combatividade na marcação estava ocorrendo e isto resultava na predominância do oponente no campo de ataque. Aliado a uma postura de baixar as linhas, o time de Kovac parecia “não ter voltado para o segundo tempo”. Desse modo, não havia pressão no chamado “primeiro portador” do Monterrey, e isto era um fator preocupante.
Aqueles que estiveram em uma performance apagada nos 45 minutos iniciais, reluziram na etapa final. Canales, Deossa e Óliver Torres tinham liberdade para pensar o jogo e fazer passes em profundidade, ocasionando em lances de ataque semelhantes ao primeiro gol dos mexicanos.
O Monterrey tentou uma pressão, mas não conseguiu sufocar o BVB. A única chance clara foi na tentativa de empate de Sergio Ramos, nos minutos finais. O zagueiro desviou de cabeça e a bola passou à direita do gol de Kobel. Uma lamentação profunda para aquele que foi herói de conquistas históricas em seu ex-clube, Real Madrid. Fim de jogo: Borussia Dortmund 2 x 1 Monterrey
Dortmund rumo às quartas!
Nas quartas de final do Mundial, o Borussia Dortmund enfrentará o Real Madrid, em uma reedição da final da Champions League 2023/2024. O confronto será realizado no MetLife Stadium, em East Rutherford (EUA), no próximo sábado (05), às 17h (horário de Brasília).
Ficha técnica
Borussia Dortmund 2 x 1 Monterrey
Data: Terça-feira, 01 de julho de 2025
Hora: 22h (de Brasília)
Competição: Oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Local: Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (EUA)
Público: 31.442 presentes
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Juan Pablo Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Quarto árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
VAR: Eduardo Cardozo (PAR)
Cartões amarelos:
- Borussia Dortmund: Jobe Bellingham, 28’/1°T; Serhou Guirassy, 48’/2°T
- Monterrey: —
Gols:
- Borussia Dortmund: Serhou Guirassy, 14’/1°T e 24’/1°T
- Monterrey: Germán Berterame, 3’/2°T
Borussia Dortmund: Kobel; Süle, Anton e Bensebaini; Ryerson, Nmecha (Brandt, 25’/2°T, Groß e Svensson; Jobe Bellingham (Sabitzer, 9’/2°T), Adeyemi (Yan Couto, 25’/2°T) e Guirassy. Técnico: Niko Kovac
Monterrey: Andrada; Aguirre, Medina, Sergio Ramos e Arteaga; Jorge Rodríguez, Deossa e Sergio Canales (Alvarado, 45’/2°T); Jesús Corona (Lucas Ocampos, 39’/2°T), Óliver Torres (de la Rosa, 39’/2°T) e Berterame (Ambriz, 38’/2°T). Técnico: Domènec Torrent.