Em uma final de quase 3h, Elina Svitolina foi campeã no Roma Open. A final precisou de três sets, com parciais de 6/4, 6/7 (3) e 6/2, e a ucraniana conquistou seu terceiro título no torneio italiano. A última conquista da tenista na competição havia sido há oito anos, em 2018 e também em 2017.
Svitolina, que chegou a ter uma pausa na carreira para engravidar, volta a ser campeã de um dos principais torneios do circuito. Na temporada, foi a segunda conquista, já que também havia vencido o WTA 250 de Auckland, em janeiro. Por outro lado, Gauff é vice em Roma pelo segundo ano consecutivo.
Coco Gauff x Elina Svitolina
O confronto entre Coco Gauff e Elina Svitolina foi equilibrado do início ao fim, muito porque ambas oscilavam em quadra. A ucraniana levou a melhor, mas foi uma disputa de vários erros dos dois lados. A top 3 do mundo teve 67 erros não forçados, contra 62 da adversária.
Durante a partida, as tenistas também desperdiçaram diversas oportunidades de ficarem na frente e tomarem o controle. O nível da disputa foi alto, apesar das muitas falhas, só que Svitolina soube lidar melhor com a situação para ficar com o título.

Elina Svitolina vira no primeiro set
As duas tenistas sofreram com oscilações no primeiro set. O primeiro game já foi longo, com Coco Gauff tendo dois break points desperdiçados antes de quebrar Elina Svitolina. Ao sacar pela primeira vez, a estadunidense fechou de zero, sem nenhuma dificuldade no serviço.
Só que isso não se manteve e, após a n.º 10 confirmar seu serviço pela primeira vez, Gauff se viu 15-40 atrás. Svitolina buscou uma rápida reação ao ficar 2/0 atrás e, no quarto game, abriu 15-40. Diferente da adversária, não desperdiçou nenhum bp, empatando o duelo naquele momento.
Seu problema foi ter sido quebrada mais uma vez, logo na sequência, ao ter 40-30 no quinto game. Mais uma vez, a top 4 do ranking da WTA abriu vantagem na parcial, com 4/2, ao confirmar o seu serviço. E ainda ficou muito perto de quebrar de novo, tendo três break points no game seguinte.
No entanto, Elina conseguiu se segurar e, no oitavo game, estava atrás por 40-30, até que conquistou todos os pontos seguintes. Ao devolver a quebra, voltava a ter o desafio de confirmar o saque e, salvando três break points, teve sucesso dessa vez. Nesse momento, Coco já estava errando muito e enfrentou set point, encerrando a parcial com uma dupla falta.
Coco Gauff empatou no segundo set
Ao voltar para o segundo set, Gauff ainda parecia irritada consigo mesma, além de certo descontrole emocional. Mesmo assim, conseguia se manter em quadra e chegou a salvar break point no segundo game. Mas só fechou na terceira vez que teve a vantagem.
No quarto e sexto games voltou a ser pressionada por Svitolina. A ucraniana não tinha games tranquilos de serviço, contudo, também não enfrentava break points. Por outro lado, Coco salvou três no quarto game e mais no sexto, mostrando a dificuldade que estava enfrentando.
A estadunidense errava menos do que no fim do primeiro set e ainda não estava tranquila em quadra. O oitavo game foi o primeiro que fechou com tranquilidade na parcial e, na sequência, perdeu break point com um erro não forçado. Entretanto, no 11º game, a n.º 4 do mundo conquistou a quebra.
Com a chance de sacar para empatar, logo ficou 0-40 atrás e salvou apenas um break point. Perdendo a oportunidade de deixar tudo igual, Gauff sofreu a quebra e a disputa foi para o tie break. Elina estava mais agressiva em quadra e não pareceu sentir ao ser quebrada no game anterior.
No momento decisivo, os primeiros pontos foram confirmados por quem sacava. Até que Svitolina sofreu duas mini quebras, ficou 6 a 3 atrás e não conseguiu salvar o set point.
Terceiro set foi o mais curto
Por fim, Coco já começou com dificuldade no terceiro set, enfrentando break point. Depois, no quarto game, foi a vez de Elina Svitolina impedir a quebra e, a partir disso, subiu o nível de vez. Pressionando a adversária, a ucraniana venceu games seguidos.
Quebrando Gauff no quinto, ainda perdeu dois break points no sétimo. Mesmo assim, na terceira chance, Svitolina quebrou mais uma vez. Tendo a chance de sacar para a vitória, o game foi tenso e a americana chegou a ter três break points. Todos salvos por Elina, a tenista ainda desperdiçou dois match points antes de fechar e ser campeã.
Foto: Jimmie48/WTA



