Um presente. Se fosse descrever o que foi essa partida de forma definitiva e sucinta, seria assim. O que PSG e Bayern fizeram é digno de ser eternizado no Louvre, de tão espetacular que foi. Pura arte!
Nesse confronto, em ritmo de videogame, o PSG saiu atrás, chegou a abrir três gols de diferença, mas terminou com uma vantagem mínima, anotando 5 a 4 num jogaço de ida, pela semifinal da UEFA Champions League, que entrou para a história do futebol.
O Bayern começou melhor e não demorou muito para abrir o placar, num pênalti convertido por Harry Kane. E esse gol, surgiu como o estopim para o que estava por vir. Em jogadas rápidas onde as defesas não conseguiam acompanhar os ataques, os gols foram saindo. Kvaratskhelia empatou e João Neves virou. Olise chegou a empatar, mas no último minuto da etapa inicial, Dembélé recolocou o Paris Saint-Germain na frente de pênalti.
No segundo tempo, o Bayern foi para cima e sofreu as consequências. Kvaratskhelia anotou o quarto e Dembélé o quinto do PSG, em um intervalo de dois minutos. Porém, quando todo mundo achava que o time da casa poderia liquidar a fatura, rapidamente o Bayern voltou para o jogo, marcando dois gols com Upamecano e Luis Díaz, colocando números finais nessa partida épica.
A premissa que fica para a partida da volta é de que mais um jogo absurdo está por vir. PSG e Bayern colocaram o sarrafo lá em cima, mas ambos os times se garantem. Para não dizer que só falei das emoções, a vaga deve ser definida por quem conseguir diminuir os espaços e trabalhar melhor para reduzir as potencialidades do adversário. Confira em detalhes como foi esse primeiro confronto.
Primeiro tempo de perder o fôlego
Muitos esperavam um início de partida frenético, mas o que se viu foi uma grande briga por espaços e ninguém conseguindo sobrepor seu estilo de jogo. As marcações estavam encaixadas e a intensidade era a principal característica de ambas as equipes.
Uma trama muito bem feita do PSG com Doué e Dembélé, chegou Zaire-Emery, ele serviu Kvaratskhelia, que na área, ao invés de chutar, tentou passar. No contragolpe rápido, o Bayern trocou passes e Olise encontrou Luis Díaz na área, mas foi derrubado por Pacho, totalmente imprudente, e o árbitro apontou o pênalti. Harry Kane foi para a bola e abriu o placar, 1 a 0 para os bávaros.
O PSG se mandou ao ataque e deixou a defesa desguarnecida. Pavlovic roubou a bola de Doué no meio-campo e passou para Harry Kane, o britânico viu Olise sozinho e deixou o francês na cara do gol, ele chutou, mas Safonov salvou parcialmente, para Marquinhos completar a ação defensiva, evitando o segundo gol do Bayern.
Aos 22 minutos, o PSG teve a primeira grande chance na partida. João Neves interceptou a bola e lançou muito bem Dembélé em velocidade. O francês saiu na cara do gol, sozinho, e bateu para fora.
Só que dois minutos depois foi inapelável. Doué saiu da direita e foi para a esquerda escolar um lindo lançamento para Kvaratskhelia, que dominou, passou por Stanisic, cortou para o meio e bateu no canto, empatando a partida em grande estilo, 1 a 1 no Parc des Princes.

Após alguns minutos de mais estudo, aos 31 minutos Olise recebeu na direita em velocidade, passou por Alphonso Davis como quis, invadiu a área, chutou em João Neves e quase aconteceu um gol contra. Na sequência, o PSG ligou rápido o ataque e Doué fez uma movimentação que confundiu a defesa e finalizou bem, com desvio para escanteio.
E se João Neves quase fez um contra, ele foi lá e marcou a favor. Dembélé bateu o escanteio e o português antecipou Musiala para cabecear com muito estilo, no canto de Neuer, sem chances de defesa. E assim, o Paris Saint-Germain virou o jogo, 2 a 1.
Em desvantagem, o Bayern foi com tudo para cima e deixou a defesa bem desguarnecida. O PSG, com muita inteligência, armava contra-ataques em uma velocidade imensa. Aos 36’, uma bola esticada para Doué terminou numa oportunidade clara de gol, que ele chutou muito perto da trave.
Jogando ofensivamente, o Bayern, aos 41 minutos, foi se movimentando no ataque, tocando e saindo até a bola chegar em Olise no meio. O francês, no meio de quatro defensores, arrancou pelo meio e finalizou com talento e potência, superando Safonov, e igualando o placar. Golaço! O placar agora era 2 a 2 e contando.
E, para quem achava que a etapa inicial não teria mais emoção, esse jogo provou que todo minuto era importante. Aos 45 minutos, Dembélé cruzou e a bola desviou no braço de Davies, o VAR chamou o árbitro e o juiz da partida anotou o pênalti. Dembélé foi para a bola, bateu bem, e marcou 3 a 2, agora sim, colocando números finais no primeiro tempo. Que jogo absurdo! Um verdadeiro banquete para quem tem fome de futebol arte!
Com mais dois gols para cada, PSG vence, mas não decide nada
A etapa complementar começou num ritmo mais cadenciado, após o primeiro tempo frenético. O Bayern, querendo buscar o empate, teve mais posse de bola e tentava empurrar o PSG para atrás. A primeira boa chance veio em jogada de Luis Díaz na esquerda, que tocou para o meio e viu Laimer tocar por cima.
Só que a tendência do jogo mudou dois minutos depois. Em uma jogada bem construída, com um lançamento maravilhoso de Vitinha para Hakimi na direita, o lateral marroquino cruzou por baixo e viu Kvaratskhelia chegar como uma flecha e soltar uma bomba, marcando 4 a 2 para o PSG.
O Bayern se mandou para o ataque em busca de diminuir a diferença. Só que num contragolpe mortal, dois minutos depois do quarto tento, Doué carregou a bola e serviu Dembélé, que bateu de chapa para marcar o quinto gol. Chocolate em Paris!
Apesar da goleada, os bávaros não esmoreceram, continuaram jogando e tentando encontrar seus gols. Eis que aos 19 minutos, Kimmich bateu uma falta na área, a bola passou por todo mundo, e Upamecano colocou nas redes, diminuindo a diferença. Neste momento, o placar marcava 5 a 3 para o PSG, com o Bayern bem vivo.
O gol animou os visitantes e, se fazendo valer de uma desatenção defensiva do PSG, Harry Kane deu um lançamento absurdo para Luis Díaz em velocidade, ele balançou em cima de Marquinhos e anotou mais um golaço. O Bayern diminuiu, colocando um 5 a 4 histórico no placar.

Depois do quarto gol do Bayern, o jogo arrefeceu um pouco, com o PSG tendo mais preocupações defensivas, porém, com o contragolpe armado. Aos 41 minutos, Vitinha deu um lindo passe por elevação para Mayulu, que saiu na cara de Neuer e soltou uma bomba na trave. Que chance!
Depois disso, ainda deu tempo para uma última emoção. Aos 48 minutos, uma cobrança de escanteio da direita caiu na cabeça de Kimmich, que cabeceou por cima da defesa com consciência, mas a zaga afastou com o goleiro batido. E assim, esse duelo inesquecível terminou.
Final: PSG 5x4 Bayern
(Imagem de capa: Getty)



