Colômbia Espanha
Futebol

Colômbia vence Espanha com golaço e show de James Rodríguez

No amistoso mais aguardado desta sexta-feira (22), a seleção da Colômbia superou a Espanha por 1 a 0 em duelo no London Stadium, na Inglaterra. A vitória mostrou que os colombianos realmente estão em um momento especial sob novo comando pois a mesma gestão também foi responsável pela histórica vitória diante da Alemanha.

Espanha: muita posse de bola e pouca agressivade

O início não foi equilibrado pois a Espanha dominou completamente as ações nos primeiros dois minutos sem deixar os colombianos ultrapassarem o meio-campo. Logo aos 2′, Grimaldo assustou com uma finalização excelente e acabou obrigando uma ótima defesa do goleiro Vargas. Aos 9′, o meia Merino surgiu de forma surpresa na área e testou por cima do gol.

Nos minutos seguintes do primeiro tempo, a Colômbia equilibrou as ações e passou a ocupar também o campo ofensivo, mas a Espanha seguia com as chances de maior perigo. Aos 18′, Grimaldo acertou ótimo cruzamento da esquerda e o zagueiro Dani Vivian errou o movimento do cabeceio no corte e quase marcou contra.

A Colômbia apostava muito no talento de Luis Díaz desde o primeiro tempo, mas a primeira finalização aos 21 minutos foi com Lema na entrada da área, parando em defesa segura do goleiro Raya. No entanto, tivemos um restante de primeiro tempo menos emocionante enquanto a Espanha dominava a posse e bola sem ameaçar seu adversário.

O controle da posse de bola sem agressividade para acelerar jogadas é um problema antigo na Espanha desde a conquista da Copa do Mundo em 2010, uma situação que atravessa gerações e levanta debates sobre o estilo de jogo característico dos espanhóis, que conquistaram a UEFA Nations League diante da Croácia.

Colômbia melhorou muito com James Rodríguez

A Colômbia encontrava dificuldades para atacar em superioridade numérica quando chegava no campo ofensivo durante a etapa inicial. Buscando resolver esse problema, a seleção colombiana voltou com a entrada de Richard Rios e James Rodríguez para o segundo tempo, mas demorou um pouco para a alteração ter efeito prático.

Logo aos 3′, a Espanha teve nova chance de gol quando Moreno aproveitou sobra na área e pegou em cheio na bola, mas Vargas conseguiu evitar a abertura do placar com uma defesa espetacular no canto esquerdo. Contudo, a postura dos colombianos mudou com novos espaços sendo explorados e melhor transição ofensiva nos contra-ataques.

Aos 12′, James Rodríguez soltou um chute firme da intermediária e Remiro evitou o golaço com uma ótima defesa. Na sequência, James teve nova oportunidade ao surgir livre na marca penal, só que acabou finalizando sem perigo. Enfim, aos 16′, a Colômbia conseguiu aproveitar o bom momento com um golao.

Luis Díaz foi lançado pela esquerda e entortou a marcação para achar Muñoz, que aplicou um voleio sensacional na segunda trave e abriu o placar com um golaço, para a festa dos milhares de colombianos que lotavam o London Stadium em mais uma jornada histórica da seleção.

A Espanha executou três substituições para ficar mais ofensiva e partiu para cima em busca do empate. Aos 23′, Pedro Porro aproveitou cruzamento da esquerda e soltou pancada firme, mas o chute saiu pelo lado de fora da ree. Na sequência, Grimaldo também assustou em cobrança de falta.

Por fim, nos acréscimos, Merino peou sobra na entrada da área na última chance de gol, mas acabou errando o chute e desperdiçando a chance de empate para a Espanha. Melhor para a Colômbia, que demonstrou organização e ótima postura tática na sequência do segundo tempo.

Espanha 0-1 Colômbia

Imagem: Divulgação / Seleção da Espanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *