Mundial
Futebol

Super Mundial de Clubes: FIFA tem dificuldades para financiar copa e cogita redução de premiações

A FIFA tem esbarrado em complicações financeiras para organizar o Super Mundial de Clubes, previsto para acontecer nos Estados Unidos em junho de 2025. A competição deve ter as premiações aos clubes reduzidas ao que foi proposto inicialmente pela entidade.

As primeiras informações apontavam que cada equipe classificada para o torneio embolsaria quase 50 Milhões de Euros (equivalente a R$ 290 Milhões). Porém, a entidade maior do esporte ainda não conseguiu concretizar a venda dos direitos de transmissão do torneio, tendo negociações avançadas com a Apple. Contratos de patrocínio também não foram fechados até o momento.

Sem a solidez necessária para a disputa do torneio, a FIFA busca uma alternativa para arcar com os custos do torneio nos EUA a menos de um ano do início do evento. Vale lembrar que a organização impediu que clubes europeus se reunissem para a disputa da Superliga Europeia, competição que estaria fora do comando da entidade e seria administrada pelos próprios clubes dos times participantes.

 

EUROPEUS EM DÚVIDA SOBRE MUNDIAL

O treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, afirmou em entrevista, na manhã desta segunda feira (10), que o seu clube não disputaria a competição para receber apenas 20 milhões de euros. O valor, portanto, teria sido reduzido a menos da metade, sem que tenha sido feito um anúncio público da entidade.

Horas depois, o clube espanhol soltou uma nota desmentindo o treinador, dizendo que o clube estaria na disputa do torneio, e Ancelotti disse que suas palavras foram mal interpretadas na entrevista e que o clube disputaria o Super Mundial.

Já foram preenchidas 29 das 32 vagas para a competição em 2025. Entre as seis destinadas a Conmebol, o River Plate está garantido pelo ranking da entidade, além do trio brasileiro Flamengo, Palmeiras e Fluminense, vencedores das últimas três edições da libertadores. A última vaga para o continente ainda está em aberto, com três times podendo ter um lugar no campeonato; Boca Juniors e Talleres da Argentina, e Racing do Uruguai disputam esse lugar, com Talleres e Nacional tendo que chegar pelo menos a final desta edição da Libertadores para alcançar o Boca no Ranking da Conmebol.

(Foto: Caique Coufal/Getty Images)