Felipão Fluminense
Futebol Brasileirão

Com Fluminense e Athletico-PR na busca por treinadores; confira os técnicos disponíveis no mercado

O Fluminense e o Athletico-PR estão na busca da mesma posição neste mercado da bola, ambos agora miram a chegada de um novo treinador. Depois da demissão de Cuca, e logo em seguida, a de Fernando Diniz, os dois clubes se encontram na necessidade de encontrar substitutos, com diversos opções interessantes disponíveis.

Confira possíveis alvos do Fluminense e do Athletico-PR

A saída de Diniz no Fluminense, abre as portas para Mário Bittencourt repensar um pouco sobre os seus próximos passos. Depois de ter deixado claro em algumas oportunidades no passado, pela sua preferência por treinadores brasileiros, terá a possibilidade de continuar nesta linha ou mudar para o estrangeirismo, algo que tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil.

Pegando o exemplo do Flamengo, hoje estão com Tite, mas em seguida da chegada de Jorge Jesus, os técnicos de fora do país acabaram virando o alvo principal da equipe carioca. No momento, para o clube carioca se manter no mercado brasileiro, podendo contar com Felipão, Mano Menezes, Jair Ventura, Cláudio Caçapa, Cuca, Lisca, Marcelo Oliveira, Paulo Turra e entre outros.

Mano Menezes Fluminense
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

 

É claro que a mudança de estilo de jogo será iminente, principalmente por Diniz ter implementado um estilo bem específico no Fluminense, visando troca de passes com as saídas desde o goleiro. No caso do Athletico-PR, a busca pode ser mais tranquila, traçando uma forma de jogar mais defensiva, algo que foi notado com Luis Felipe Scolari e mantendo-se com Cuca.

Entretanto, se todos resolverem ir atrás de nomes estrangeiros, existem excelentes opções disponíveis. O técnico Ramón Díaz está conversando com Pedrinho, do Vasco, por um retorno à São Januário, porém, já demonstrou a sua forma de jogar futebol, conseguindo ser ofensivo e tirar de atletas sem muita qualidade, algo de interessante e até importante dentro das quatro linhas.

Pepa Fluminense
Foto: Divulgação/Cruzeiro

 

Deixa o ex-Cruzmaltino de lado, Pepa está livre no mercado, após uma passagem no Al-Ahli SC, o português apresentou um belo futebol em seu momento no Cruzeiro, porém, a fase era tão ruim, que a bola simplesmente não entrava por nada. Sem saber onde mexer, a diretoria celeste decidiu pela sua demissão, no final de tudo, a Raposa se manteve no meio da tabela do Brasileirão e se sentiu confortável com isso.

Outros nomes que fizeram sucesso fora, mas quando chegaram, não tiveram bons frutos, contamos com Paulo Sousa junto ao Flamengo, e Nicolás Lacarmón no Cruzeiro. No caso do português, depois de ter conseguido levar a Polônia para a Copa do Mundo de 2022, ele resolveu largar tudo e viver a oportunidade de comandar um dos maiores clubes do Brasil, algo que não teve um final muito bom.

A demissão do português ocorreu assim como Lacarmón, que junto ao León, do México, chegou ao Mundial de Clubes. Na Raposa, o treinador argentino levou um nó tático de Gabriel Milito na final do Campeonato Mineiro, rendendo a sua demissão do Cruzeiro.

Assim como essas opções, o Fluminense e o Athletico podem ter outros nomes de Portugal para observar, Álvaro Pacheco, Carlos Carvalhal, Bruno Lage, Carlos Queiroz, Jesualdo Ferreira e outros. Um ponto em comum entre alguns deles, é que nenhum deu certo no Brasil, sendo uma escolha considerada arriscada, porém, estão à disposição.