João Fonseca Gustavo Heide
Tenis Notícias

João Fonseca e Gustavo Heide sobem no ranking após final em Assunção

A final do Challenger de Assunção neste domingo (24) teve um tempero brasileiro, já que João Fonseca e Gustavo Heide batalharam por mais de 3h para decidir quem seria o campeão no Paraguai. Em uma grande atuação, Heide venceu em três sets, com parciais de 7/5, 6/7 e 6/1. Esse foi o primeiro título de Challenger da carreira do brasileiro de 22 anos.

A campanha de Heide em Assunção foi muito boa, passando por nomes como o peruano Juan Pablo Varillas, culminando com uma grande vitória na final contra Fonseca. O garoto de 17 anos, considerado a maior promessa do tênis brasileiro, também fez uma campanha consistente, vencendo o argentino Román Andrés Burruchaga, atual número 191 do mundo, na semifinal.

Os dois brasileiros terão uma escalada no ranking. Com o título, Heide vai estrear no top 200 do ranking, subindo para ser o atual número 174 do mundo. Ele se junta a Thiago Seyboth Wild (76º), Thiago Monteiro (110º) e Felipe Meligeni Alves (134º) como os brasileiros dentro do top 200 na ATP. Desses, ele é o mais novo, com Wild sendo apenas dois anos mais velho do que ele.

Fonseca, por sua vez, também vai conseguir o seu melhor ranking da carreira. Após a campanha histórica no Rio Open e a final em Assunção, o brasileiro subirá 58 posições e se tornará o número 283 do mundo. Ainda muito oscilante, João ainda deve disputar pelo menos mais um torneio a nível ATP nessa temporada, já que recebeu convite para o ATP 250 de Estoril. Antes disso, ele já havia jogado no Rio de Janeiro e em Santiago.

Os próximos passos para Heide e Fonseca

Enquanto Fonseca deve treinar nesta semana para a disputa do ATP de Estoril, que começa no dia 30 de março com as fases classificatórias, Heide não terá esse descanso, já que está inscrito no Challenger de São Leopoldo, que acontece nesta semana. Na primeira rodada, ele enfrenta o francês Enzo Couacaud, atual número 231 do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *