Fórmula 1
Automobilismo Fórmula 1

Fórmula 1: Filme gravado com Brad Pitt ganha data de estreia e teaser

O mais novo filme do universo automobilístico, e que envolve a Fórmula 1, ganha uma data de lançamento: 25 de julho de 2025 no mundo todo e 27 de julho nos Estados Unidos, em um final de semana do GP de Spa-Francorchamps. Já o teaser estreará já nesse domingo, dia 7 de julho.

O longa que é estrelado por Brad Pitt e possui simplesmente Lewis Hamilton na produção, contará a história de um um ex-piloto da F1 que retorna da aposentadoria por uma equipe fictícia, a APXGP, junto de um estreante interpretado por Damson Idris. A “equipe” ganhou seu próprio box, e tem usado um carro da Fórmula 2 adaptado e com as cores da escuderia. O filme conta ainda com Kerry Condon, Javier Bardem, Tobias Menzies, Sarah Niles, Kim Bodnia e Samson Kayo. Já nos bastidores, a participação de Hamilton é atribuída como produtor e também no roteiro.

 

Parceria norte-americana

O filme é feito em parceria da F1 com a Apple além da Warner Bros. Pictures, e é dirigido por Joseph Kosinski – que dirigiu Top Gun: Maverick – e pelo produtor Jerry Bruckheimer, que possui a série CSI em seu currículo.

As gravações têm acontecido em ritmo acelerado, já que o filme foi prejudicado pela greve de atores de Hollywood, causando danos financeiros de quase 300 milhões de dólares. Nas últimas semanas as gravações têm ocorrido em Silverstone, incluindo neste final de semana de GP, mas ainda ocorrerá em Hungaroring, Spa-Francorchamps, Cidade do México, e no GPs estadunidense de Las Vegas, terminando em Abu Dhabi.

 

Histórico de filmes de Fórmula 1

A F1 possui uma série de filmes fictícios e também filmes que retratam histórias reais. O último de grande sucesso foi Rush, que contava a história da rivalidade James Hunt e Niki Lauda, na temporada de 1976, ano em que Lauda sofreu um forte acidente que quase ceifou sua vida, mas voltou as pistas rapidamente para disputar o título. Outras produções incluem documentários grandes, como o documentário da equipe Brawn GP do Star + e o mais consagrado até o momento, Drive To Survive, que conta os bastidores da Fórmula 1 ao longo das temporadas.

(Foto: Getty Images)