Holanda
Futebol

Com 4 gols, Holanda goleia a Escócia

Nos amistosos da data Fifa, a Holanda recebeu a Escócia na Amsterdam Arena. As duas seleções se enfrentaram como forma de preparação para a Eurocopa de 2024.

Análise

A partida entre Holanda e Escócia teve dois momentos distintos: o primeiro e o segundo tempo. Nos primeiros quatro minutos, o jogo se destacou pela falta de criatividade ofensiva da Holanda, com a Escócia aproveitando mais as chances que tinha no ataque.

Mas além disso, a primeira etapa foi muito truncada, com muitos toques de bola que não resultaram em nada.

No entanto, tudo mudou com o gol marcado pelos holandeses na reta final do primeiro tempo. O gol “soltou” muito mais os jogadores em campo, e a partida passou a ter mais elementos ofensivos. E isso foi muito marcante no segundo tempo.

A segunda etapa foi muito mais movimentada que a primeira. As duas equipes passaram a encontrar mais espaços com facilidade, e isso fez com que o jogo ficasse ainda mais aberto.

A Escócia se lançou ao ataque, e mesmo não tendo muita posse, teve suas chances de empatar. Mas como não teve sucesso, a Holanda aproveitou para marcar três gols nos 45 minutos finais.

Apesar da goleada, o placar final não mostra como realmente foi o jogo. A Escócia, em diversos momentos, jogou mais que os donos da casa, mas a falta de produtividade ofensiva atrapalhou muito.

Do outro lado, a Holanda não precisou ser perfeita, longe disso, porém, mesmo assim, conseguiu construir um placar confortável com facilidade, principalmente no segundo tempo.

Agora, a Holanda irá enfrentar a Alemanha na próxima terça-feira, 26, ainda como forma de preparação para a Euro. Já a Escócia receberá a Irlanda do Norte também na terça-feira.

Uma das grandes defesa de Flekken, Holanda (Foto: NU.nl)
Uma das grandes defesa de Flekken, Holanda (Foto: NU.nl)

O jogo

Após vários minutos de muitos passes, mas sem nenhuma criação ofensiva, a Escócia assustou pela primeira vez. Aos 17’, Gilmour cruzou a bola em direção a grande área e Christie cabeceou para o gol, se antecipando à marcação. Porém, Flekken evitou o que seria o primeiro gol da partida com uma linda defesa, com apenas uma das mãos. O goleiro também contou com a ajuda do travessão.

Se a defesa da Escócia estava muito bem, e o ataque holandês estava longe de ser criativo, coube a Reijnders marcar da melhor forma possível. Na reta final do primeiro tempo, o meio-campista dominou e, de muito longe, experimentou, ao ver que estava livre de marcação. O chute foi quase perfeito, passando pelo goleiro Gunn, que até tentou fazer a defesa, balançando as redes da seleção escocesa.

A Holanda voltou melhor do intervalo. Logo aos 49’, Depay girou já dentro da grande área e, mesmo caindo, conseguiu finalizar, mas Gunn fez grande intervenção, com a ponta dos dedos. A Escócia respondeu logo na sequência, com McGinn. O camisa 7 chutou de fora da área, e Flekken, com dificuldade, fez a defesa.

Na segunda etapa, a Holanda cometeu muitos erros na saída de bola, e em uma delas, a Escócia teve a chance perfeita para empatar o placar. Aos 60’, após erro de passe da defesa holandesa, Shankland ficou frente a frente com Flekken, mas na hora de finalizar, o atacante carimbou o travessão.

Se a Escócia não aproveitou, então coube à Holanda marcar mais uma vez. Aos 72’, em cruzamento em direção a grande área, Wijnaldum, completamente sozinho, apenas completou para o gol, de cabeça.

Minutos depois, aos 75’, agora a favor da Escócia, McTominay teve a oportunidade de descontar, mas não conseguiu aproveitar. A bola foi levantada em direção a grande área – em um lance parecido com o segundo gol da Holanda. O jogador do Manchester United ficou sozinho próximo a pequena área, e de cabeça, acabou errando o alvo por muito.

Aos 83’, com a Escócia cansada, a Holanda chegou ao terceiro gol. Minutos após entrar em campo, Weghorst, em cobrança de escanteio, subiu até o “quinto andar” para cabecear para o gol, sem chances para Gunn.

Não demorou quase nada para os donos da casa marcarem mais. Aos 85’, Malen recebeu já na grande área, passou por dois defensores e só deslocou Gunn para marcar o quarto gol da Holanda.

Fim de jogo: Holanda 4 x 0 Escócia

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *