Max Verstappen Imola
Fórmula 1 Automobilismo

Verstappen faz a pole position em Imola e iguala recorde de Ayrton Senna

Max Verstappen é uma máquina de recordes. Atual tricampeão mundial de Fórmula 1, o piloto holandês conquistou mais uma pole position, a oitava consecutiva, na classificação do GP da Emília Romagna, em Imola. Com isso, o jovem leão igualou o recorde de poles consecutivas de ninguém menos que Ayrton Senna, entre o GP da Espanha de 1988 (ano do primeiro título) e o GP dos Estados Unidos de 1989.

Desde o GP de Abu Dhabi do ano passado, só dá Verstappen na pole position, e o recorde do lendário piloto brasileiro pode ser superado no GP de Mônaco, na semana que vem. Em uma semana de várias homenagens a Senna e a Roland Ratzenberger, que morreram há 30 anos em um fim de semana de corrida em Imola, os tributos foram liderados pelo ex-piloto Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, ao lado das sobrinhas do tricampeão, Bianca e Paula.

Na pista, muita gente apostou em uma pole da Ferrari, que se destacou nos dois primeiros treinos livres, mas foi a McLaren quem roubou a cena, enquanto Verstappen se isolava na frente, mas sem a habitual tranquilidade. A diferença para o australiano, inclusive, foi de apenas 0.074, e 0.091 para Lando Norris, vencedor da última corrida, em Miami.

Quem completa a segunda fila é Charles Leclerc, que ficou a 0.224 atrás do tempo do Super Max. Confirmado como novo piloto da Scuderia para 2025, Lewis Hamilton foi ovacionado pelos tifosi no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Porém, o heptacampeão segue sofrendo com o fraco desempenho de seu Mercedes W15. Após quase ficar fora do Q1, ele foi indo até o Q3, onde ficou apenas com o oitavo melhor tempo, atrás do companheiro George Russell e do surpreendente Yuki Tsunoda.

Por outro lado, quem também saiu no Q1 foi Fernando Alonso, grande amigo de Verstappen. Após bater no terceiro treino livre, o espanhol da Aston Martin ainda conseguiu ir à pista no quali, mas passou reto na segunda perna da Tamburello e acabou recolhendo aos boxes. Porém, ele não será o último colocado, já que o americano Logan Sargeant, ameaçado de demissão na Williams, teve a volta deletada por exceder os limites de pista e vai dividir a última fila com o bicampeão mundial. A outra Ferrari, de Carlos Sainz Jr, larga apenas do quinto lugar, atrás das duas McLaren e do companheiro Leclerc.

E a batata de Sergio Pérez assa ainda mais na Red Bull. Isso porque o mexicano, vice-líder do campeonato e atual vice-campeão do mundo, foi eliminado no Q2 e viu o australiano Daniel Ricciardo avançar com a Racing Bulls para o Q3, juntamente com Tsunoda. Das 8 vitórias da carreira de Daniel, 7 foram pela equipe austríaca. Quem também surpreendeu foi Nico Hülkenberg, da Haas. Acertado com a Sauber (que se tornará Audi em 2026) para as próximas temporadas, o alemão chegou a liderar o Q1 por alguns instantes, mas vai largar mesmo na 10ª colocação, na frente justamente de Checo.

Confira o grid de largada para o GP da Emilia Romagna com liderança de Verstappen:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. George Russell (Mercedes)
  7. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  8. Lewis Hamilton (Mercedes)
  9. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  10. Nico Hülkenberg (Haas)
  11. Sergio Pérez (Red Bull)
  12. Esteban Ocon (Alpine)
  13. Lance Stroll (Aston Martin)
  14. Alex Albon (Williams)
  15. Pierre Gasly (Alpine)
  16. Valtteri Bottas (Sauber)
  17. Guanyu Zhou (Sauber)
  18. Kevin Magnussen (Haas)
  19. Fernando Alonso (Aston Martin)
  20. Logan Sargeant (Williams)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *