Messi e Guardiola, Barcelona
Futebol La Liga Premier League UEFA Champions League

Pelé, Maradona? Guardiola surpreende ao escolher Messi como o melhor jogador da história

Em entrevista ao programa “Che Tiempo Che Fa”, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, comentou quem é o melhor jogador da história em sua opinião. Para muitos fãs, a disputa fica entre Pelé e Maradona. No entanto, para o espanhol, um outro craque argentino supera as duas lendas: Lionel Messi.

Tendo trabalhado com o astro entre 2008 e 2012 no Barcelona, Pep nunca desmentiu ser um fã incondicional do ET, e na hora de eleger o melhor da história, não seria diferente o escolhido. Além disso, ele já defendeu o argumento de que Messi deveria receber o prêmio de melhor do mundo todos os anos.

Talvez eu esteja desrespeitando Pelé e Diego Maradona, mas não consigo imaginar ninguém como Messi, pela consistência. Vi aquele menino treinar todos os dias e jogar todas as partidas. Ele é único.”

— justificou Guardiola.

Duas categorias para a Bola de Ouro?

O tricampeão da Champions League como treinador, ainda brincou falando que deveriam existir duas categorias para o prêmio Bola de Ouro. Mais uma vez destacando o argentino campeão do mundo, Guardiola expôs que mesmo não estando em boa fase, Lionel Messi merecia um prêmio único para si, e que outra categoria deveria ser criada para os outros atletas.

— Já disse outras vezes que a Bola de Ouro deveria ter duas categorias. Uma para Messi e outra para os outros jogadores. A pior temporada de Messi é a melhor para o resto dos jogadores” — explicou o técnico.

Para Guardiola, não há problema em ter opiniões diferentes

Não é a primeira vez que é perguntado ao catalão sobre quem é o melhor jogador da história. Em dezembro de 2022, em entrevista coletiva, o comandante dos Cityzens reiterou que os amantes de esporte podem ter argumentos diferentes para eleger o maior futebolista da história. Mas também deixou claro que isso não significa que um é superior ao outro.

— Claro, para quem viu Pelé, para os brasileiros, imagino, Pelé é o maior de todos os tempos. Eu entendo. Para os argentinos é Di Stéfano, Maradona, Messi… Cada um tem a própria opinião. Isso é bom, não significa que um é melhor que o outro.”

A escolha de Guardiola tem seus argumentos, uma vez que treinou Lionel por quatro temporadas no Barcelona e conquistou 14 títulos com o craque argentino. Mas para ele, não há nenhum empecilho em ter discordâncias no debate.

Eu entendo as pessoas que escolhem outros, qual o problema? A certeza é que todos eles deram uma contribuição incrível para o mundo do futebol. Quantas emoções eles deram para as pessoas?”, disse Guardiola

Os olhares sobre cada um dos atletas são diferentes. Messi é o maior vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo, com oito conquistas, e coroou sua carreira após a conquista da Copa do Mundo de 2022 pela Argentina. Pelé e Maradona, por sua vez, venceram os troféus individuais de melhores futebolistas do século XX da FIFA, e juntos empilharam 4 mundiais. O Rei, em três oportunidades, e El Pibe, em uma histórica conquista, de 1986.