1020228374 lat 20240609 gp2409 131004 u1a9941 0
Automobilismo Fórmula 1

Haas planeja anunciar novo nome para 2025

O chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, forneceu uma indicação de quando a equipe americana confirmará sua escalação de pilotos para 2025.

Com a temporada da Fórmula 1 em pleno andamento e o mercado de pilotos mais volátil do que nos anos anteriores, os movimentos entre as equipes são semelhantes a um carrossel.

Tendo visto um grid inalterado entre o final de 2023 e o início desta temporada, o mercado para 2025 tem sido surpreendentemente dinâmico, com Lewis Hamilton anunciando sua mudança para a Ferrari antes mesmo de 2024 começar.

A Haas está perdendo Nico Hulkenberg para a Stake F1 no final da temporada, com a saída do piloto alemão para fazer parte do projeto da Audi. Antes disso, esperava-se que o piloto de F1 de 36 anos fosse parceiro do piloto de F2, Oliver Bearman, na equipe americana na próxima temporada.

O jovem britânico impressionou todo o paddock quando substituiu Carlos Sainz na Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita, conquistando a esperança de seis pontos depois de ter tido apenas uma sessão de treinos livres para se preparar.

Ele também participa de seis sessões de FP1 para a Haas este ano, além de desempenhar funções de piloto reserva. Portanto, a confirmação de sua graduação na F1 é esperada em breve – algo que Komatsu afirmou, sem revelar quem poderia ser sua formação de pilotos.

“Sim, não muito longe, não imediato, mas não muito longe”, disse ele à mídia, quando questionado sobre o quão perto ele estava de confirmar os planos da equipe para 2025. “Então, digamos, sim, dentro de algumas semanas a meses, devo dizer.”

Haas em busca de juventude e experiência para 2025

Quem será o parceiro de Bearman – um piloto que está praticamente confirmado nesta fase – ainda é uma questão de debate no paddock.

Quando a saída de Hulkenberg foi anunciada, presumiu-se que isso provavelmente salvaria o futuro imediato de Kevin Magnussen na F1. No entanto, isso parece cada vez mais incorreto.

Zhou Guanyu, que deverá perder seu assento na Stake, foi apontado como um dos primeiros colocados na lista de Haas. O piloto chinês conta com um apoio financeiro considerável e amplas oportunidades comerciais – algo que sem dúvida será atraente para uma equipe que muitas vezes operou com um orçamento apertado.

A saída iminente de Esteban Ocon da Alpine também levou a especulações de que Haas será sua próxima casa na F1. O jogador de 27 anos confirmou que seus planos futuros serão anunciados oportunamente – sugerindo que ele competirá no campeonato na próxima temporada.

Komatsu forneceu ainda mais informações sobre seu pensamento e qual poderia ser sua abordagem preferida para a linha. A expectativa é que a equipe procure colocar a experiência ao lado da juventude de Bearman – uma ideia da qual o jogador de 48 anos não fez nenhuma tentativa de dissuadir a mídia.

Embora Zhou tenha três temporadas na F1, as opções experientes são, sem dúvida, Ocon e Magnussen.

“Sim. Sim. Quero dizer, como equipe, você sabe, estamos crescendo”, ele respondeu quando questionado se queria misturar juventude e experiência na próxima temporada.

“Estamos melhorando a equipe. Portanto, é uma situação bastante dinâmica, então acho que a mistura de boa juventude e experiência para nos dar a referência seria uma combinação muito emocionante.”, finalizou.