Bastoni, da Inter, tenta interceptar o passe de Rojas, do Monterrey. Foto: Harry How/Getty Images — Reprodução.
Futebol Copa do Mundo de Clubes

Inter de Milão e Monterrey empatam em 1 a 1, no jogo em que a bola aérea foi fatal

Inter de Milão e Monterrey empataram em 1 a 1, em jogo realizado na noite desta terça-feira (17). O duelo ficou marcado pela estreia de Christian Chivu no comando técnico dos Nerazzurri e o brilhantismo das equipes nas cobranças de bola parada, que resultaram nos gols marcados. Com o resultado, ambas saem com um ponto do estádio Rose Bowl e vão para a segunda rodada em busca da primeira vitória. Veja como foi a partida:

Inter domina o jogo, mas quem abriu o placar foi o Monterrey

Este foi o quinto gol de Sérgio Ramos pelo Monterrey em dez partidas disputadas. O espanhol abriu o placar contra a Inter de Milão. Foto: Omar Vega/Getty Images — Reprodução.
Este foi o quinto gol de Sérgio Ramos pelo Monterrey em dez partidas disputadas. O espanhol abriu o placar contra a Inter de Milão. Foto: Omar Vega/Getty Images — Reprodução.

 

Na primeira etapa, as duas equipes esboçaram suas táticas partindo de um sistema de três zagueiros. O debutante do dia, Christian Chivu manteve a base da Inter de Milão de Simone Inzaghi, priorizando as qualidades de cada jogador e evitar mudanças drásticas — algo que poderia confundi-los. Porém, as exigências do treinador romeno pareceram bem claras nos momentos em que seu time teve a posse.

Os Biscione permaneceram boa parte do primeiro tempo com a bola nos pés — algo evidenciado na porcentagem, chegando a 68%. Em suas ações, buscavam trocar passes rápidos e com muita movimentação e isto foi uma novidade já que não era uma característica do estilo de jogo do antigo treinador.

Nicòlo Barella, Kristjan Asllani (uma das surpresas no onze titular) e Henrikh Mkhitaryan funcionaram como os ‘motores’ do jogo dos italianos. Isto era fundamental para que os alas, Carlos Augusto e Darmian, pudessem avançar e dar amplitude para a Inter. Dessa forma, qualquer que seja a trama, a qualidade no passe estava garantida, enquanto a participação dos extremos teria que ser anulada pelos oponentes — caso contrário seria fatal.

Nessa que o Monterrey ficou atento e espertamente espelhou o esquema adversário, com apenas uma única alteração: utilizavam um meio campista central mais avançado, um homem que pudesse flutuar atrás dos atacantes. Esta função coube ao espanhol Sérgio Canales que teria a missão de munir os homens de frente Berterame e Ocampos.

Sem a bola, preocupavam-se em sufocar o adversário na saída para impedir as articulações na faixa central do campo. Foram sete desarmes na primeira etapa e todos eles geraram transições rápidas — mesmo que o ataque não tenham tido uma conclusão, de fato. A finalização, propriamente dita, foi de um zagueiro, mas com a marca registrada de quem já decidiu jogos grandes: Sérgio Ramos. Mesmo com a marcação de dois defensores, o zagueiro espanhol subiu mais alto e testou para o fundo das redes de Yan Sommer. 1 a 0 Monterrey. 10 jogos, 5 gols marcados.

O brilho do experiente atleta do time mexicano não alterou na dinâmica da Inter, que, até então, tinha um predomínio na partida. Mas, seu ímpeto tornou-se mais maior, vendo que ficaram atrás do placar. Poderia ser dito que esse foi “choque” que os Nerazzurri precisavam, no entanto, parecia claro que o empate aconteceria.

Na boa jogada ensaiada, Asllani ‘fatiou’ a bola, buscando Carlos Augusto que fez uma ultrapassagem por de trás da linha de defesa dos Celestes. O brasileiro completou para o meio da área para que Lautaro Martínez empurrasse para o fundo das redes e deixasse tudo igual, antes mesmo dos 30 minutos de partida.

Chances de gol em profusão

Dono do apito, Wilton Pereira Sampaio, pune atleta da Inter com cartão amarelo. No segundo tempo, muitas faltas próximas a grande área foram marcadas. Foto: Stu Forster/Getty Images — Reprodução.
Dono do apito, Wilton Pereira Sampaio, pune atleta da Inter com cartão amarelo. No segundo tempo, muitas faltas próximas a grande área foram marcadas. Foto: Stu Forster/Getty Images — Reprodução.

 

Na volta dos vestiários, os técnicos estiveram satisfeitos com o desempenho de suas respectivas equipes. Um verdadeiro bom jogo, com chances de gol e que se multiplicaria na segunda etapa. As trocas surgiram e todas elas almejavam ofensividade. Chivu pôs Thuram e Dimarco em campo, ganhando nos atributos de finalização e no jogo aéreo — uma estratégia que fez sucesso na etapa inicial.

Os Rayados estiveram em seus momentos mais perigosos nos avanços pela esquerda e também em finalizações de média distância. De fato, uma tática interessante, pois os italianos promoveram entradas de jogadores com qualidades defensivas inferiores aos substituídos. Esta foi a principal motivação para que Domènec colocasse em ação Deossa e Aguirre, dois atletas habilidosos e com uma precisão nos chutes.

Só que estas oportunidades para o Monterrey foram apenas em momentos em que a Inter esteve erros de passe ou técnicos — curiosamente, ocorridos com jogadores que não costumam cometer equívocos, como Barella e Lautaro Martínez. A imposição e dinamismo dos Biscioni permaneceu e com as substituições o nível de agressividade subiu. Mas, as chances não foram convertidas em gol. Enquanto isso, Sergio Canales colocava medo na torcida vice-campeã da Champions League com um arremate na trave, aos 19 minutos.

Na sequência, Barella perdeu uma chance de ouro depois de um linda jogada individual de Lautaro. Porém, o talento inerido ao atleta da base nerazzurri não foi suficiente ao buscar um chute de extrema dificuldade na entrada da grande área. Ao passo que meio campista perdia uma oportunidade, os Rayados teriam a bola do jogo na disparada de Deossa que concluiu na rede pelo lado de fora. Dessa forma, o placar construído no primeiro tempo foi mantido e as equipes saíram no empate nas estreias de cada um na Copa do Mundo de Clubes.

Próximos compromissos de Monterrey e Inter de Milão

Na próxima rodada da competição intercontinental, o Monterrey fará um duelo de ‘vizinhos’ ao encarar o River Plate no sábado (21), às 22h (horário de Brasília). Já a Inter de Milão terá pela frente o Urawa Red Diamonds no mesmo dia, mas às 16h.

Ficha técnica da partida

Monterrey 1 x 1 Inter de Milão

Data: Terça-feira, 17 de junho de 2025
Hora: 22h (de Brasília)
Local: Rose Bowl Stadium, Pasadena (EUA)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BRA)
Auxiliares: Bruno Boschilia (BRA) e Bruno Pires (BRA)
Quarto árbitro: Gustavo Tejera (URU)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

Gols: Sérgio Ramos, 25’/1°T (Monterrey); Lautaro Martínez, 42’/1°T (Inter de Milão)

Cartões amarelos: Jorge Rodríguez, 45’/1°T (MON); Kristjan Asllani, 16’/2°T (INT)); Nicolò Barella, 44’/2°T (INT); Lautaro Martínez, 50’/2°T (INT)

Monterrey: Andrade; Medina, Sergio Ramos e Guzmán; Chávez (Aguirre, 13’/2°T), Jorge Rodríguez, Óliver Torres (Deossa, 13’/2°T), Arteaga; Canales (Rojas, 45’/2°T), Ocampos (Cortizo, 45’/2°T) e Berterame (Ambriz, 34’/2°T). Técnico: Domènec Torrent.

Inter de Milão: Sommer; Pavard (Luis Henrique, 13’/2°T), Acerbi e Bastoni; Darmian, Barella, Asllani (Sucic, 23’/2°T), Mkhitaryan (Zalewski, 33’/2°T) e Carlos Augusto (Dimarco, 23’/2°T); Esposito (Marcus Thuram, 13’/2°T) e Lautaro Martínez. Técnico: Christian Chivu

Foto de capa: Harry How/Getty Images — Reprodução