Pela ida da 5ª fase da Copa do Brasil, o Athletic recebeu o Internacional no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e acabou derrotado de virada depois de sair na frente com um gol de Kauan Rodrigues. Mandando o jogo em Santa Catarina após um acordo, o time mineiro foi batido pelo Colorado por 2 a 1 com gols de Bruno Henrique e Bernabei, que colocaram os gaúchos em vantagem para o segundo jogo, a ser disputado no dia 12 de maio, no estádio Beira-Rio.
Como foi Athletic e Internacional?
O jogo em Florianópolis começa com o Athletic saindo para o ataque nos primeiros movimentos e tentando surpreender o Inter, que logo dá uma resposta aos 08 minutos com uma bola no travessão. Em cruzamento de Allex pela esquerda, Bernabei chega batendo de primeira e leva perigo à meta do time da casa, abrindo a partida num bom ritmo e trazendo a expectativa de um confronto equilibrado entre as duas equipes.
Se aproveitando da dificuldade colorada de produzir e ao mesmo tempo recompor o sistema defensivo, o Athletic garante a chance de abrir o placar aos 15 minutos, numa saída de bola errada de Bruno Gomes e Gabriel Mercado. Ronaldo Tavares recupera, passa pela marcação e lança para Kauan Rodrigues completar, fazendo 1 a 0 para o time mineiro, e causando dor de cabeça para Paulo Pezzolano.
O gol adversário liga um alerta sobre o Internacional, porém, o Athletic consegue se segurar com Jhonatan Luiz e demora a entregar o ouro para o time gaúcho. Depois de Bernabei e Alerrandro tentarem, foi com Bruno Henrique que o Colorado empatou aos 31. Batendo de fora da área, o volante surpreendeu o goleiro alvinegro e deixou os visitantes numa situação mais cômoda para o intervalo, apesar da equipe ainda não ter apresentado um desempenho positivo e ter deixado o campo vaiado por sua torcida.
No segundo tempo, o jogo começa com uma nova investida do Athletic no ataque, que obriga a defesa do Inter a trabalhar desde cedo. Victor Gabriel bloqueia um cruzamento de Diogo Batista, mas vê Jota finalizar, em um lance que terminou na linha de fundo, e foi um dos únicos do time mineiro na etapa final.
A primeira chance colorada de marcar o segundo gol veio aos 12 minutos dos pés de Allex, mas Jhonatan Luiz prevaleceu embaixo das traves e espalmou o chute forte do meio-campista. Cinco minutos depois, Bernabei tabelou com Alan Patrick pelo lado esquerdo e ao receber de volta, bateu rasteiro no canto do goleiro, que dessa vez nada pôde fazer a não ser lamentar. Dois a um, e resultado lucrativo para um confronto até então difícil, que parecia não ter mais proposta de se tornar interessante para ambos os times.
Depois de marcar o segundo gol, o Internacional só administrou a vantagem, e pouco ofereceu em busca de marcar o terceiro. Na casa dos 37 minutos, Alan Patrick teve uma falta bem próxima da meia-lua e desperdiçou, mandando a bola por cima do gol de Jhonatan Luiz.
O Athletic também não esboça reação suficiente para um empate, e só volta a agir aos 46, numa bola parada cobrada por Pedro Oliveira, que parou no goleiro Anthoni. Assim, o jogo termina, com resultado positivo para o time gaúcho, que necessita de um simples empate para avançar às oitavas, mas também deixa livre o caminho para os mineiros buscarem uma reação no jogo de volta em Porto Alegre.
Foto: Ricardo Duarte/Internacional
