Itália vence Bósnia no último teste antes da Euro 2024 - Foto: Divulgação/Itália
Futebol Eurocopa

Sem convencer, Itália bate a Bósnia em último teste antes da Euro 2024

O último amistoso da Itália antes da Eurocopa, que será disputada na Alemanha, terminou com vitória da Azzurra por 1 a 0 sobre a seleção da Bósnia-Herzegovina, neste domingo (9). Porém, o triunfo protocolar conquistado em Empoli com um gol do meia Davide Frattesi, da Inter de Milão, não chegou a convencer nem a empolgar os torcedores presentes no Estádio Carlo Castellani.

Em um jogo sem muita criatividade ofensiva, a seleção italiana chegou ao gol da vitória aos 37 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Federico Chiesa cruzou para Frattesi bater de primeira e balançar a rede bósnia.

Agora, os atuais campeões europeus se preparam a estreia na Eurocopa, no próximo sábado (15), contra a Albânia, do técnico brasileiro Sylvinho. O jogo será válido pelo Grupo B, considerado o “Grupo da Morte” da Euro por ainda contar com Espanha e Croácia. A partida contra a seleção albanesa será às 16h (de Brasília), no Signal Iduna Park, em Dortmund.

Jogadores da Itália comemoram gol de Frattesi - Foto: Getty Images
Jogadores da Itália comemoram gol de Frattesi – Foto: EFE

O jogo

Mesmo atuando em casa diante de um adversário menos poderoso tecnicamente e que não está classificado para a Eurocopa, a Itália passou dificuldades. Tanto que a primeira chance da partida foi da Bósnia, com Hajradinovic, aos seis minutos de jogo. O meia invadiu a área pela esquerda, driblou Darmian e finalizou de direita no cantinho, mas Donnarumma se esticou todo para defender e impedir o golaço do camisa 20.

A resposta veio no minuto seguinte. Frattesi saiu na cara do gol de Piric, mas foi travado por Mujakic na hora do chute. A bola sobrou com Chiesa, que mesmo com a pressão do goleiro bateu livre, mas a bola explodiu em Katic, que salvou a Bósnia de tomar o gol. A Itália chegaria novamente aos dez, em finalização colocada de fora da área de Fagioli que parou nas mãos de Piric.

Aos 13’, os donos da casa assustaram outra vez, com Frattesi, pela direita, mas o camisa 7 da Azzurra foi parado por Piric na hora que tentou driblá-lo. Depois dos sustos, a foi a vez da Bósnia tirar o fôlego do torcedor italiano em Empoli. Gigovic foi derrubado próximo à entrada da área, aos 17’. Gazibegovic foi para a cobrança da falta e acertou o canto direito de Donnarumma, mas o capitão italiano jogou para escanteio.

A Bósnia continuou pressionando e quase empatou aos 20’, após jogada puxada pela ponta direita que terminou em cruzamento para Hajradinovic bater colocado, mas o chute foi interceptado por Darmian antes de chegar a Donnarumma.

Donnarumma impede gol da Bósnia - Foto: EFE
Donnarumma impede gol da Bósnia – Foto: EFE

Golaço de Frattesi “salva” Itália

A partida estava enjoada para a Itália, que não conseguia mais chegar com perigo à área da Bósnia. As jogadas criadas pela Azzurra esbarravam na marcação adversária ainda no meio-campo, impedindo novos lances de ataque.
Contudo, de uma aparição pela esquerda de Chiesa, que estava sumido até então, saiu o cruzamento perfeito para a finalização magistral de Frattesi, que mandou um potente chute de primeira no ângulo de Piric, que nada pôde fazer para impedir.

Frattesi acerta belo chute de primeira para dar vitória à Itália - Foto: EFE
Frattesi acerta belo chute de primeira para dar vitória à Itália – Foto: EFE

Segundo tempo morno

O gol no final da etapa inicial deu à Itália a vantagem no placar, mas não mais ímpeto para buscar ampliar o marcador. A equipe do técnico Luciano Spalletti teve mais a posse fa bola, mas não transformou o domínio em chances claras de gols.

A mais clara delas surgiu em bela troca de passes no ataque entre Scamacca, Frattesi e Buongiorno, que deu um toque por elevação encobrindo a zaga da Bósnia e encontrou Scamacca livre na área, mas o chute do camisa 9 parou na defesa providencial de Piric, para o lamento dos torcedores e jogadores italianos no estádio.

Final: Itália 1×0 Bósnia-Herzegovina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *