Jair Ventura, Atlético-GO
Futebol Brasileirão

Atlético-GO: Jair Ventura é demitido após 10 meses no clube

O Atlético-GO anunciou na manhã desta sexta-feira (21) que Jair Ventura não é mais o técnico do time. O Dragão anunciou o desligamento do treinador através da assessoria de imprensa do clube dois dias após a derrota da equipe em casa para o Criciúma, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão.

Com a saída de Jair Ventura do comando, a equipe que encara o Cuiabá na Arena Pantanal neste sábado, às 18h30 (de Brasília), será conduzida pelo auxiliar permanente Anderson Gomes, enquanto a direção estuda a contratação de um novo treinador para a sequência da Série A. A queda do profissional no Atlético-GO causou surpresa pois apesar do último resultado ter sido negativo, o rubro-negro goiano apresentou evolução no campeonato e se encontra fora do Z-4.

Passagem de Jair Ventura pelo Atlético-GO

Tendo comandado a equipe durante 10 meses, de julho do ano passado até junho deste ano, Jair Ventura levou o Atlético-GO ao acesso à primeira divisão dois anos após o rebaixamento para a Série B em 2022, e conquistou o título goiano de 2024 contra o Vila Nova ao vencer nos dois confrontos da grande decisão. Pelo Dragão, foram 50 jogos com 31 vitórias, 7 empates e 12 derrotas, deixando o time com 69% de aproveitamento.

Contratado num período tenebroso da equipe ainda na segundona, Jair Ventura conseguiu levar o Atlético-GO a uma arrancada do primeiro ao segundo turno do campeonato, e colocá-lo entre os quatro que subiram para a Série A deste ano. Numa campanha com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas nos 19 jogos que comandou, trouxe o Dragão de volta em quarto lugar.

Em 2024, o profissional chegou a ter o recorde de 15 vitórias seguidas entre o Estadual e a Copa do Brasil e levou o clube a conquistar um inédito tricampeonato goiano. O Atlético-GO também está classificado às oitavas de final do mata-mata e aguarda conhecer o adversário na disputa que será realizada a partir de agosto.

Após um começo ruim no Brasileirão, figurando entre os quatro últimos colocados, Jair Ventura conduziu o Atlético-GO a uma reação e viu o time conquistas sete pontos em partidas contra Vitória, Juventude, Corinthians e Fluminense, três destes que também brigam na parte de baixo da tabela. Na última quarta-feira, depois de sair na frente do marcador no Antônio Accioly, a equipe acabou perdendo de virada para o Criciúma no último lance de jogo e teve o goleiro Ronaldo expulso na jogada que rendeu a cobrança de falta para a equipe catarinense.

No comunicado da demissão, o Atlético-GO agradeceu o trabalho de Jair Ventura ao longo de sua passagem pela equipe e afirmou que o clube vai em busca de um “novo perfil” e “filosofia” para o comando técnico. O Dragão é o primeiro fora da zona de rebaixamento com 8 pontos ganhos em 10 jogos disputados.

Jair Ventura, técnico do Atlético-GO
Foto: Ingryd Oliveira/Atlético-GO

Foto: Ingryd Oliveira/ACG