Kemba Walker
Basquete Euroliga NBA Notícias

Kemba Walker anuncia aposentadoria após 12 temporadas na NBA

O armador Kemba Walker anunciou a sua aposentadoria do basquete, após ter brilhado em diversas equipes da NBA e ter vivido a oportunidade de trabalhar na Europa. Aos 34 anos, o experiente profissional comunicou por meio das suas redes sociais, a sua despedida do esporte nesta terça-feira (2).

Sem motivos específicos revelados por Kemba, o armador simplesmente resolveu colocar um ponto final em sua bela história. Depois de ter vivido 12 temporadas no mais alto nível do esporte, fez questão de agradecer a todos que contemplaram esse grande momento e que de alguma maneira, puderam ajudá-lo em sua caminhada pelas quadras.

“Quero começar agradecendo a Deus por tudo que ele me deu. O basquete fez mais por mim do que eu poderia imaginar e sou super agradecido pela maravilhosa jornada que tive”, escreveu Kemba Walker.

Trajetória de Kemba na NBA

O armador Kemba Walker foi escolhido na posição número 9 do Draft de 2011, pelo Charlotte Bobcats, que veio a se tornar os atuais Hornets. Em oito temporadas pela franquia, ele foi capaz de ser marcante, com suas jogadas plásticas, bolas triplas, resultando na sua presença de três seleções do All-Star Game (de 2017 até 2019) e uma no time no terceiro time do All-NBA de 2019.

O melhor momento de sua carreira apareceu na temporada 2018/19, quando teve médias de 25,6 pontos e 4,4, as maiores da carreira, em 82 jogos. A ausência de lesões foi um ponto que chamou muita atenção na época, imaginando que se tratava de uma máquina, com a capacidade de jogar quantos jogos estivesse interessado.

Na campanha seguinte, o Boston Celtics cresceu o olho no jogador e fez questão de levá-lo. Nesta altura, os problemas físicos chegaram para atormentar a sua carreira e passagem na franquia celta, onde o seu joelho, acabou sendo o maior dos vilões. Apesar deste empecilho, conseguiu aparecer em uma boa quantidade de jogos, 56 partidas em 2019/2020 e em 43 na temporada 2020/2021.

Em seguida dos Hornets e dos Celtics, passou também por New York Knicks e pelo Dallas Mavericks, antes de fechar um acordo com o AS Monaco para 2023/2024. Na Europa, uma experiência nada convencional para Kemba Walker, esteve presente em 26 partidas na EuroLiga, mas não teve números muito expressivos, com 4.4 pontos e 1.4 rebotes em 11 minutos.

(Foto: Reprodução Twitter / AS Monaco Basket)