kristaps porzingis
Basquete NBA

Campeão com Boston, Kristaps Porzingis irá realizar cirurgia para tratar problema “raro”

Após sofrer uma lesão “rara” que o tirou de dois jogos na corrida do Boston Celtics pelo título da NBA contra Dallas, o pivô Kristaps Porzingis passará por cirurgia depois de ter finalizado a temporada de 2023-24 como campeão pela primeira vez em sua carreira. O atleta letão entrou em quadra na vitória celta desta segunda-feira (18), e após o fim da partida, afirmou em entrevista à ESPN que passará por cirurgia em breve e que precisará de “alguns meses” para se recuperar.

Kristaps Porzingis sofreu uma luxação do tendão tibial posterior na perna esquerda após uma colisão desajeitada com Dereck Lively II, pivô dos Mavericks, durante um lance livre no Jogo 2 da série. Apesar da complexidade e raridade da contusão, o pivô do Boston Celtics ainda conseguiu ficar elegível para o jogo 4 da série (não entrou) e participou da partida do título com minutagem restrita. Vale destacar que Porzingis ficou a maior parte da pós-temporada fora de quadra por conta de uma lesão na panturrilha, não relacionada com a que foi sofrida durante a final.

Desempenho de Porzingis pelo Boston Celtics no 18º título da franquia

Mesmo com poucos minutos e uma stat-line não tão atraente (cinco pontos e um rebote), Porzingis teve um ótimo papel defensivo no jogo 5 das finais. Sua melhor atuação foi sem sombra de dúvidas no Jogo 1, onde anotou 20 pontos e 6 rebotes em apenas 21 minutos em quadra.

Kristaps teve médias de 20,1 pontos e 7,2 rebotes por jogo nesta temporada pelos Celtics, que adquiriram o astro letão em uma troca envolvendo o Washington Wizards no verão passado. O jogador de 28 anos entrará no primeiro ano de um contrato de dois anos e $60 milhões com a franquia neste outono.

Após o título celta, Porzingis comentou sobre sua lesão:

“Acho que algo poderia ter acontecido (algo mais grave), com certeza, especialmente compensando agora na outra perna, na qual acabei de voltar. Certamente havia algum risco adicional, mas eu não me importei. Eu pensei: ‘Quero dar tudo o que posso e depois consertar se precisar’.”

Embora seu verão e a iminente celebração após vencer o campeonato possam ser um pouco prejudicados pela cirurgia iminente, Porzingis diz não estar incomodado, dando a entender que a recuperação referente à cirurgia não irá afetar seu retorno no início da próxima temporada.

“Não me importo. Vou consertar. Isso é o mais importante, e depois da minha recuperação da lesão e tudo mais, vale totalmente a pena.”