Neste sábado (2), Mirra Andreeva e Marta Kostyuk se enfrentaram na final do Madrid Open. A ucraniana ficou com o título, seu primeiro WTA 1000, após vitória por 2 a 0, 6/3 e 7/5. O duelo durou menos de 1h30 e Kostyuk, que vinha de título em Rouen, conquistou seu segundo troféu seguido no circuito.
Mirra Andreeva x Marta Kostyuk
O jogo foi mais rápido do que o esperado. Mirra Andreeva era a favorita para a disputa, sendo a top 10 do confronto. No entanto, Marta Kostyuk foi melhor em todo o duelo, sempre sendo mais agressiva e não deixando a adversária confortável em quadra em momento algum.
Sendo sempre mais defensiva, a jovem russa cometeu diversos erros em quadra ao tentar variações. Com apenas 19 anos, essa foi a sua sétima final no circuito principal da WTA, sendo a terceira em um WTA 1000. Foi a primeira vez que a tenista perdeu uma decisão neste nível, mas a segunda derrota geral.
Por outro lado, Marta nunca havia chegado a uma final de WTA 1000. No circuito, já disputou seis decisões e havia vencido apenas dois WTA 250, enquanto perdeu três WTA 500. Com a conquista, ganhou um troféu inédito em sua carreira, além de chegar ao top 15 pela primeira vez.

Marta Kostyuk vence o primeiro set
A postura das atletas era diferente no primeiro set. Marta Kostyuk foi mais ofensiva da baseline, mas se mantendo sólida e sem entregar pontos de graça. Com isso, teve 10 winners e ganhou 89% dos pontos no primeiro serviço. Por outro lado, Mirra Andreeva se defendia muito, buscava uma variação maior e cometia alguns erros, terminando com 15 não forçados.
Os primeiros games foram de equilíbrio entre as tenistas, com ambas confirmando o saque. Até que, no sexto game, a ucraniana abriu 15-40 e não perdeu a chance de quebrar pela primeira vez. Mirra não conseguiu responder e a vantagem da adversária foi confirmada na sequência.
A chance de devolver a quebra veio no último game. Kostyuk teve a oportunidade de sacar para a vitória, mas ficou 40-15 atrás. Pressionada, saiu muito bem do buraco em que estava e conquistou os próximos pontos. O primeiro set point ainda foi salvo por Andreeva, contudo, a 23ª do ranking da WTA saiu na frente.

Mirra Andreeva não conseguiu o empate
A situação já estava mudando no fim da primeira parcial e Mirra Andreeva voltou melhor para a disputa. Mesmo assim, teve problemas e foi quebrada já no primeiro game. A diferença foi que, dessa vez, devolveu a quebra já na sequência, evidenciando a melhora que teve.
Depois, confirmou seu serviço de zero, com uma postura mais ofensiva do que teve no primeiro set. E ainda conquistou nova quebra, com a chance de levar o confronto para 4/1. Mas Marta Kostyuk conseguiu responder muito bem à situação e quebrou a jovem russa, também de zero.
Com o empate seguindo pelos próximos games, Andreeva teve a oportunidade de fechar com dois set points em game de devolução. Desperdiçando as chances, foi quebrada no game seguinte, em momento crítico para a partida. Mais uma vez, a ucraniana teve o saque para fechar e, agora, podendo conquistar o título inédito.
Abrindo 40-0, ainda perdeu dois match points. No terceiro, Mirra mandou a bola para fora, dando o ponto para Marta ganhar seu primeiro WTA 1000.
Foto: Jimmie48/WTA



