napoli-osimhen
Futebol UEFA Champions League

Osimhen e Lewandowski marcam e Napoli e Barcelona empatam em 1 a 1 nas oitavas da Champions

Na tarde desta quarta-feira (21), o Napoli recebeu o Barcelona no Estádio Diego Armando Maradona no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Em um duelo entre duas equipes com dificuldades em acumularem boas exibições na temporada, tivemos uma partida pouco vistosa, que acabou sendo decidida pelos dois centroavantes em campo: Lewa, que abriu o placar para o Barça, e Osimhen, que marcou o gol de empate dos napolitanos em sua primeira partida pela equipe italiana em 2024.

Resumo e análise da partida:

O time mandante iniciou a partida pressionando a saída de bola do Barcelona, mas não adiantou muito. A equipe de Xavi Hernández demonstrou qualidade no passe e na construção de jogo com Gündogan ditando o ritmo no meio-campo, enquanto Andreas Christensen demonstrou uma capacidade de criação rara atuando improvisado como volante.

A primeira boa chance dos culés saiu aos 21 minutos da primeira etapa. Cancelo recebeu pela esquerda, carregou a bola até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Lewandowski. O polonês finalizou desequilibrado, e o goleiro Meret fez uma ótima defesa com os pés. Minutos depois, Gündogan também levou perigo ao arqueiro italiano com um chute forte de fora da área, mas o guardião do Napoli novamente realizou uma bela defesa.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Napoli ficou com a posse da bola, mas teve muita criatividade em criar e levar perigo ao gol de Ter Stegen; Lobotka, meia mais centralizado da equipe do estreante Francesco Calzona, esteve em péssima forma; Politano, ponta direita, pouco participou, deixando Kvaratskhelia sobrecarregado e Osimhen isolado entre os defensores do Barça.

Efetivamente, a qualidade técnica decaiu muito no segundo tempo. Pelo lado do Napoli, os jogadores do meio-campo, especialmente Zambo Anguissa e Cajuste, se movimentavam muito mal entre as linhas adversárias no último terço. Já o Barcelona retornou desconcentrado do vestiário, ficando com a posse de bola, mas tendo dificuldade em concluir no ataque.

Os visitantes abriram o placar aos 15 minutos da segunda etapa. Após uma sequência longa de passes da equipe de Xavi Hernández em seu campo de defesa, Pedri recebeu a bola na entrada da área, tocou para Lewandowski e o atacante polonês tirou do marcador para finalizar no canto direito de Meret.

Após sofrer o gol, o Napoli não demonstrou muita reação – a mesma forma de jogar, com a mesma intensidade e a mesma falta de criatividade. Com 70 minutos de jogo, a equipe de Calzona tinha apenas uma finalização em toda a partida. E é em situações como estas onde geralmente as estrelas resolvem.

Em seu primeiro jogo pelo Napoli no ano de 2024, Victor Osimhen, um dos melhores atacantes do planeta, decidiu diante de uma fraca atuação de sua equipe. Em uma rara movimentação, Zambo Anguissa caiu pelo meio e encontrou o centroavante na entrada da área.

De maneira espetacular, Osimhen fez o pivô em cima de Iñigo Martinez, girou e ficou de frente para o gol de Ter Stegen. Com tranquilidade, o nigeriano deslocou o arqueiro do Barça e marcou o gol de empate napolitano. Os jogadores do time espanhol reclamaram de uma falta no lance, mas nada foi marcado pela arbitragem.

Foi como se o time do Napoli estivesse “travado” pela ansiedade em marcar o primeiro gol. Depois do tento de Osimhen, o time de Calzona passou a dominar as ações em campo. As entradas de Giovanni Simeone e Raspadori deu mais fôlego ao ataque partenopei, enquanto Xavi Hernández optou por mexer apenas aos 40 minutos, colocando Raphinha, João Felix e Oriel Romeu.

Na última jogada da partida, Gündogan ainda perdeu um gol inacreditável; Lewandowski recebeu um lançamento na entrada da área, mas não consigou dominar com maestra – a bola sobrou nos pés do meia alemão, que de frente para o gol, chutou para fora.

Resultado: Napoli 1 – 1 Barcelona

Atuações não muito destacáveis de ambas as equipes, que devem seguir no mesmo ritmo no jogo de volta. Por estar jogando fora de casa, o Barcelona é quem sai de campo com um saldo positivo, sentindo que poderia até mesmo vencer a partida caso não fosse o gol desperdiçado por Gündogan. Já o Napoli, enquanto se sente aliviado pelo retorno de Osimhen, ainda tem muito a melhorar sob o comando de Calzona. O jogo de volta será realizado no dia 12 de março.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *