patrick schick bayer leverkusen qarabag uefa europa league
Futebol UEFA Europa League

Confira o melhor dos jogos de volta das oitavas de final da UEFA Europa League

Nesta quinta-feira (14) os classificados para as quartas de final da UEFA Europa League foram definidos com os duelos de volta da fase de oitavas de final. Se, por um lado, Milan e Liverpool não deram chances aos seus oponentes da República Tcheca, o tcheco Patrick Schick se consolidou como o heroi do Bayer Leverkusen nos confrontos com o Qarabag enquanto a Atalanta buscou a virada para eliminar o Sporting.

Atalanta 2×1 Sporting (3×2 no agregado)

Os leões do Alvalade até abriram o placar em jogada onde o habitual artilheiro Viktor Gyökeres fez o papel de garçom ao servir Pedro Gonçalves na área para só ter o trabalho de completar pras redes aos 33 da etapa inicial, onde a partida se mostrava equilibrada. Mas La Dea não se esmoreceu e quase empatou aos 40 em jogada de Holm onde o goleiro Franco Israel fez brilhante defesa em chute na pequena área.

Logo no primeiro minuto do 2º tempo, Lookman deixou tudo igual após cruzamento do brasileiro Ederson em grande estilo ao emendar de primeira no ângulo de Franco Israel. E, aproveitando o momento de pressão, a virada veio aos 15 em chute certeiro de Scamacca à esquerda do gol. O Sporting ainda assustou com duas grandes chances nos minutos finais com Paulinho, mas a trave e o goleiro Musso salvaram os italianos.

Liverpool 6×1 Sparta Praga (11×2 no agregado)

darwin nunez liverpool sparta praga uefa europa league
Foto: Getty Images

Já o Liverpool estava tranquilo com a vantagem de 5×1 construída em Praga. Mas os Reds não tiveram problemas para repetir a dose diante da torcida no Anfield. Com apenas 14 minutos de bola rolando, o placar já mostrava 4×0 pros mandantes depois que Darwin Núñez abriu o placar logo aos 7 e, no minuto seguinte, Clarke ampliou de frente pro goleiro Vindahl, que nada pôde fazer. Salah ainda fez o terceiro aproveitando um vacilo da zaga do Sparta e deu o passe para Gakpo anotar o quarto com um voleio sensacional.

O Liverpool ainda teve chances de ampliar, e nem o gol de honra de Birmancevic aos 42 deu algum ânimo aos tchecos. Assim, na etapa final, Szoboszlai chutou e contou com leve desvio pra enganar Vindahl e deixar 5×1 no placar. Da mesma maneira Elliott deu números finais aos 10 minutos em disparo da entrada da área onde a bola bateu em Gakpo antes de morrer nas redes. Gakpo ainda fez um sétimo gol nos acréscimos, mas o holandês estava fora de posição regular e o gol acabou anulado. Nada que atrapalhasse o resultado.

Slavia Praga 1×3 Milan (3×7 no agregado)

rafael leão milan slavia praga uefa europa league
Foto: AFP/Getty Images

Rival local do Sparta, o Slavia Praga também não teve respostas ao Milan, ainda que o placar final não tenha sido elástico. No entanto, a situação se complicou de vez depois da expulsão de Holes logo aos 20 minutos por dura falta, facilitando ainda mais a tarefa dos Rossoneri. Rafael Leão arrumou um escanteio aos 30 em peixinho onde o goleiro Stánek espalmou. Na cobrança, Pulisic aproveitou passe de Leão e abriu o placar com um toque no canto esquerdo da meta. Pouco depois, foi a vez de Loftus-Cheek receber passe na área e anotar o segundo gol do Milan.

Antes do intervalo, Pulisic retribuiu a gentileza do primeiro gol ao mandar passe profundo para Rafael Leão, e o português invadiu a área para mandar uma bomba no ângulo direito de Stánek. Um belo gol para estabelecer a goleada, que duraria até os 36 da etapa final com o gol de honra de Jurasek, mostrando calma para deslocar Maignan. Mas a festa foi mesmo milanista.

Bayer Leverkusen 3×2 Qarabag (5×4 no agregado)

Na Bay Arena, Schick reafirmou seu protagonismo no Bayer Leverkusen. Depois de marcar nos acréscimos o gol que evitou a derrota dos alemães no jogo de ida no Azerbaijão, mantendo a invencibilidade do time farmacêutico na temporada, o tcheco comandou a virada que definiu a classificação ao marcar em dose dupla nos acréscimos, em duelo agitado do começo ao fim.

Mostrando que o empate em casa fora indigesto, o Qarabag foi pra cima mesmo em território hostil e, depois de um 1º tempo sem gols, abriu o placar aos 13 minutos da etapa final em cruzamento na medida do brasileiro Leandro Andrade para Zoubir completar de cabeça pras redes. Outro brazuca, Juninho, ampliou aos 22 em chute rasteiro por baixo do goleiro Kovar.

Porém, o desgaste de estar com dez em campo após a expulsão de Cafarquilev logo antes do segundo gol fez o Qarabag sucumbir. O Bayer se lançou ao ataque e descontou com Frimpong aos 28 após bola alçada na área para conclusão no canto esquerdo da meta. No finalzinho, aos 40, Grimaldo mandou rente ao travessão em chute da cabeça da área. Mas o espanhol seria o garçom de Schick aos 48, em cruzamento para o arremate do tcheco sem chances pro goleiro. Na sequência, aos 51, foi a vez do argentino Palacios achar Schick na área no cruzamento para o cabeceio preciso no canto direito.

No último lance, o Qarabag teve a derradeira oportunidade quando Mustafazada teve um cabeceio onde a bola passou rente ao poste esquerdo e quase forçou o tempo extra. Mas o goleiro Kovar pôde respirar aliviado, assim como a torcida presente.

Outros resultados (placar agregado)

Rangers 0x1 Benfica (2×3)
Villarreal 3×1 Olympique de Marseille (3×5)
West Ham United 5×0 Freiburg (5×1)
Brighton 1×0 Roma (1×4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *