palmeiras atlético mineiro brasileirão
Futebol Brasileirão

Hulk é expulso e Palmeiras atropela Atlético Mineiro fora de casa

Em duelo de duas das equipes mais fortes do campeonato, o equilíbrio entre Atlético Mineiro e Palmeiras ficou apenas no papel. Mesmo fora de casa, o alviverde não tomou conhecimento dos mineiros e aplicou uma bela goleada em plena Arena MRV e alcançou nesta segunda-feira (17) sua terceira vitória seguida no Brasileirão.

Um resultado construído pelos “gringos” Aníbal Moreno, Joaquín Piquerez e Flaco López, que balançaram as redes assim como o garoto Estêvão, e que teve a contribuição involuntária de Hulk, que tomou dois cartões amarelos seguidos ainda no 1º tempo e deixou o Atlético com dez em campo. O atacante saiu de campo esbravejando muito, assim como o torcedor atleticano, que não poupou xingamentos à arbitragem.

Com a goleada, o Palmeiras entra no G-6 e ocupa o 5º posto após 9 rodadas, agora com 17 pontos e empatado com o Athletico Paranaense, que leva vantagem nos critérios de desempate. Já o Atlético Mineiro estaciona nos 13 pontos e na 9ª colocação e com um jogo a menos.

Galo sai perdendo, no placar e em campo

A partida até teve boas oportunidade para ambos os lados. Primeiro, com Rony em arremate de primeira aos 5 onde a bola passou perto do poste esquerdo, e depois com Hulk em chute de longa distância para espalmada do goleiro Weverton aos 9. Até que, aos 29, Estêvão fez boa jogada pelo lado direito e tentou o chute, sendo impedido por Fuchs. No entanto, o defensor do Galo não afastou o perigo e Moreno chutou rasteiro no cantinho para abrir o placar, em chute que beijou o pé da trave de Matheus Mendes antes de entrar.

As chances de uma resposta do Atlético ficaram ainda mais comprometidas aos 32, quando Hulk dividiu a bola com Zé Rafael com força excessiva e o árbitro apontou a falta. O atacante reclamou de forma áspera e foi premiado com o amarelo, o que não diminuiu a indignação de Hulk e ainda lhe rendeu outro cartão amarelo, gerando a expulsão.

Sem seu comandante de ataque, o Atlético ainda tentou explorar as chances com Paulinho, que tentou em duas oportunidades mas sem perigo. O Palmeiras, perigoso nos contragolpes, quase ampliou aos 43 em boa jogada de Estêvão, que lançou Rony e o centroavante tentou surpreender Matheus Mendes com um chute com efeito, mas a bola passou longe da meta. O mesmo Rony teve outra chance nos acréscimos em cabeceio, mas o goleiro atleticano fez a defesa.

Palmeiras se impõe

O Atlético até mostrou alguma vontade na etapa final, mas quem ditou o ritmo foi o Palmeiras, graças ao protagonismo de Estêvão. O jovem criou as melhores chances e assustou na base das jogadas individuais, onde exigiu grandes defesas de Matheus Mendes.

Outro a ser destaque ofensivo foi Zé Rafael, que aos 12 invadiu a área pela direita e foi derrubado por Saravia. Pênalti que Piquerez foi para a cobrança e fez 2×0 no placar, sem chances para Matheus Mendes. A boa vantagem fez o Verdão tomar conta de vez da partida e assim ampliar em grande estilo pouco depois. Como não poderia deixar de ser, com Estêvão. Ele avançou em diagonal até arrematar no ângulo esquerdo e anotar o terceiro gol palmeirense.

A goleada era iminente. Em boa trama de Piquerez aos 26, o paraguaio tirou tinta do poste. Já aos 33, foi a vez de Vanderlan ter a chance com o gol vazio depois de boa jogada de Rony, mas seu chute saiu mascado e Matheus Mendes conseguiu a recuperação para a defesa. Mas, já nos acréscimos, Vanderlan pegou a sobra e cruzou para Flaco que, com toda a liberdade, apenas completou pras redes e impor ao Atlético sua pior derrota na nova arena.

Final: Atlético Mineiro 0x4 Palmeiras

O Galo não terá muito tempo para juntar os cacos da dura derrota, já que visita o Vitória na próxima quinta-feira. O Verdão tentará manter o embalo diante do Red Bull Bragantino no Allianz Parque na mesma data.

(Foto: AGIF)