Palmeiras perdeu ida da final do Paulistão para o Santos - Foto: Werther Santana/Estadão
Futebol Outras ligas

Palmeiras perde ida da final do Paulistão pelo 3º ano seguido

O Palmeiras iniciou a final do Campeonato Paulista com o pé esquerdo. A equipe alviverde foi até a Vila Belmiro nesse domingo (31) e saiu derrotada pelo Santos após sofrer um gol de cabeça de Otero, logo aos três minutos do segundo tempo, que garantiu ao Peixe a vantagem do empate para o joga da volta, no Allianz Parque, no próximo domingo (7), às 18h (de Brasília).

A derrota na abertura da decisão do estadual foi a terceira seguida sofrida pela equipe do técnico Abel Ferreira. Contudo, nas últimas duas finais de da competição, o Verdão conseguiu reverter a situação negativa para sair com a taça de campeão.

Remontada sobre o rival

Em 2022, o até então invicto Palestra foi dominado e terminou derrotado por 3 a 1  pelo São Paulo, no Morumbis. Porém, mesmo em meio à dura derrota e às dúvidas se jogaria em casa ou em Barueri devido ao show da banda Maroon 5, agendado para o Allianz, O Palmeiras atuou em seu campo e atropelou o rival com um sonoro 4 a 0, garantindo assim uma das maiores viradas em finais nos últimos tempos e o título paulista.

Raphael Veiga comemora gol na final contra o São Paulo, em 2022 - Foto: Peter Leone/Gazeta Press
Raphael Veiga marcou duas vezes na final contra o São Paulo, em 2022 – Foto: Peter Leone/Gazeta Press

Susto, sacrifício e bicampeonato

No ano seguinte, o Alviverde foi surpreendido pela sensação Água Santa, que aplicou 2 a 1 no jogo de ida da final de 2023, na Arena Barueri. Por conta disso, o Palmeiras, que assim como neste ano, estrearia na Libertadores no meio de semana, mandou apenas reservas para enfrentar o Bolívar em La Paz, com a intenção de poupar os titulares para o jogo da volta da final. O time foi derrotado por 3 a 1 na Bolívia, mas goleou os azarões por 4 a 0 na Casa Verde para assegurar o bi do Paulistão.

Gabriel Menino fez dois na volta da final de 2023 - Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Menino fez dois na volta da final de 2023 – Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Palmeiras perde invencibilidade

O triunfo santista não só garantiu a vantagem na decisão contra o rival como também encerrou uma sequência invicta do Palmeiras que já durava 20 jogos e quase cinco meses. Antes da derrota para o Santos, o último revés do Verdão havia sido em 8 de novembro, quando perdeu por 3 a 0 para o Flamengo pela 33ª rodada do Brasileirão 2023.

Agora, o Santos terá a semana inteira livre para se dedicar ais treinamentos e focar todas as atenções para a segunda e decisiva partida no Allianz. Já o Palmeiras terá a estreia na Libertadores no meio da semana, quando enfrenta o San Lorenzo, em Buenos Aires, nesta quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *