Juan Jesus se pronuncia após negativa de Acerbi sobre racismo - Foto: Instagram/Juan Jesus
Futebol Serie A

Após sofrer racismo de Acerbi, Juan Jesus se pronuncia: “não aceito”

Após ter sofrido racismo por parte de Francesco Acerbi, da Inter de Milão, durante o empate em 1 a 1 entre Inter e Napoli, no último domingo (17), no Estádio Giuseppe Meazza, o zagueiro brasileiro Juan Jesus, dos napolitanos, se pronunciou sobre o caso que gerou a desconvocação de Acerbi para a seleção italiana.

Através de uma postagem em sua conta pessoal no instagram, Juan foi claro ao declarar que não aceitaria a mudança de versão do zagueiro italiano, que após o corte por conta do racismo praticado, negou ter proferido qualquer ofensa de cunho racial ao brasileiro.

Ao tomar conhecimento das declarações de Acerbi, Juan fez questão de esclarecer todo o ocorrido dentro de campo durante o confronto.

Texto de Juan sobre o racismo sofrido

“Para mim o assunto foi encerrado ontem em campo, com as desculpas de Acerbi. Sinceramente, preferiria não ter voltado a comentar sobre algo tão vil como o que sofri.

Hoje, porém, li as declarações de Acerbi, que estão totalmente em desacordo com os fatos, com o que ele mesmo disse ontem em campo e com as evidências inequívocas reproduzidas em vídeos e na leitura labial, na qual é possível perceber que ele me pede desculpas.

Isso não aceito. O racismo tem que ser combatido aqui e agora. Acerbi me disse ‘se mande, negro, você é só um negro’.

Após minha reclamação com o árbitro, ele admitiu que havia cometido um erro e me pediu desculpas, acrescentando ainda: ‘Para mim, negro é um insulto como qualquer outro’.

Hoje ele mudou de versão e afirma que não houve insulto racista. Não tenho nada a acrescentar”, escreveu Juan Jesus.

Texto publicado por Juan Jesus sobre o racismo cometido por Acerbi - Foto: Instagram/Juan Jesus
Texto publicado por Juan Jesus sobre o racismo cometido por Acerbi – Foto: Instagram/Juan Jesus

Relembre o caso

Durante a partida entre Inter de Milão e Napoli, válida pela 29ª rodada da Serie A, Juan sofreu xingamentos racistas por parte de Francesco Acerbi. O brasileiro não se calou diante da situação e prontamente comunicou ao árbitro da partida, Federico la Penna, que havia sido ofendido racialmente pelo adversário.

As câmeras do jogo flagraram tanto o momento em que Juan vai denunciar o episódio ao árbitro quanto o que Acerbi o ofende. As imagens confirmam a denúncia de Juan, pois é possível notar os xingamentos do zagueiro italiano através da leitura labial.

Momentos após a denúncia de Juan, ainda em campo, Acerbi se desculpa com o brasileiro, que as aceita. O jogo seguiu normalmente e o próprio Juan marcou o gol de empate dos napolitanos na partida.

Acerbi se desculpa com Juan após denúncia de Juan sobre racismo - Foto: Profimedia
Acerbi se desculpa com Juan após denúncia de Juan sobre racismo – Foto: Profimedia

Desdobramentos na justiça

A situação que parecia “encerrada” ganhou maiores proporções nesta terça-feira (19), segundo informa o jornalista especialista em futebol italiano dos canais ESPN, Leonardo Bertozzi. Em sua conta no X / Twitter, Bertozzi informa que Juan e Acerbi terão que prestar depoimento perante a Justiça Esportiva da Itália para que o caso seja esclarecido judicialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *