Acerbi Inter
Futebol Serie A

Acerbi é desconvocado da seleção italiana após acusação de racismo

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou nesta segunda-feira o corte do zagueiro Francesco Acerbi, da Inter, da lista da seleção nacional, após acusações de racismo feitas pelo jogador brasileiro Juan Jesus. Acerbi foi retirado da convocação para os próximos dois amistosos da Itália nos Estados Unidos, e Gianluca Mancini, da Roma, foi chamado para ocupar o seu lugar.

O incidente ocorreu durante o empate por 1 a 1 entre Inter e Napoli no Campeonato Italiano, e foi capturado pelas câmeras de transmissão. Aos 15 minutos do segundo tempo, Juan Jesus relatou ao árbitro Federico La Penna ter sido alvo de ofensas racistas por parte de Acerbi. Segundo a imprensa italiana, a leitura labial indica que o brasileiro disse ao juiz: “Ele me chamou de negro. Assim não dá”.

Após o alerta de Juan Jesus, La Penna chamou Acerbi, e o confronto entre os jogadores foi evidente. Federico Dimarco, da Inter, também se envolveu na situação, mediando uma conversa entre Acerbi e Juan Jesus. Apesar do incidente, Juan Jesus marcou o gol de empate para o Napoli minutos depois da suposta ofensa de Acerbi.

Em entrevista ao canal DAZN após a partida, Juan Jesus revelou que Acerbi pediu desculpas pelo ocorrido e que os dois se reconciliaram em campo:

“Ele foi um pouco longe demais com suas palavras, mas ele é um cara legal. Ele pediu desculpas e está tudo bem. Nos abraçamos, dentro de campo, ele contou tudo, mas pediu desculpas. Espero que isso não aconteça de novo, ele é um cara inteligente”, afirmou Juan Jesus.

A FIGC divulgou uma declaração explicando a exclusão de Acerbi da convocação, mencionando que, apesar de Acerbi negar qualquer intenção racista, a decisão foi tomada para garantir a serenidade necessária à seleção nacional e ao próprio jogador, que retornará ao seu clube após o episódio. A Serie A vem fazendo uma intensa campanha contra o racismo, que foi alertada por Juan durante a situação com o xagueiro.

Acerbi e a situação do racismo na Itália

Juan Jesus não é o primeiro jogador a sofrer racismo em campo durante uma partida da Serie A nesta temporada. No começo da temporada, o goleiro Mike Maignan, do Milan, foi vítima de insultos raciais durante uma partida da equipe contra a Udinese. A partida foi interrompida no momento, e gerou reações principalmente por parte da FIFA, que está discutindo uma punição esportiva grave para quem cometer racismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *