Real Madrid
Futebol La Liga

Real Madrid acusa La Liga de não relatar insultos a Vini Jr no Metropolitano

O Real Madrid acusou nesta terça-feira a La Liga de esconder informações sobre novos problemas ocorridos durante o clássico do último domingo contra o Atlético de Madrid, no estádio Metropolitano. Entre os incidentes relatados estão insultos racistas dirigidos ao atacante Vinicius Junior.

— A verdade é que os violentos não podem estar no futebol. Não no Metropolitano, ou em qualquer campo. O futebol não precisa deles. Que fiquem em outro lugar, que não seja perigoso. Falo no geral. Não importa se torcedor do Real Madrid, do Barcelona, do Atleti, do Villarreal. Que os violentos nos deixem em paz — comentou o técnico Carlo Ancelotti, ao ser questionado hoje sobre o clássico.

O programa “El Chiringuito” e os jornais “As” e “Marca” divulgaram detalhes de um documento de 11 páginas enviado pelo Real Madrid, que descreve incidentes ocorridos no Metropolitano e que não foram mencionados anteriormente pela La Liga. A liga espanhola confirmou o recebimento dessa documentação.

Entre os exemplos destacados estão:

– A apreensão de uma faca de um torcedor que arremessou objetos no campo;

– Cânticos de morte direcionados ao goleiro Courtois;

– Insultos racistas contra Vinicius Junior;

– Celebração do gol do Atlético perto do setor dos “ultras”.

La Liga e Real Madrid

A La Liga informou ao Real Madrid que essas e outras denúncias serão incluídas no relatório final sobre o clássico, que será enviado à Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF). Caberá ao Comitê de Competições da RFEF decidir sobre as possíveis sanções.

Um dia após a partida, a La Liga publicou um comunicado informando que registrou 11 cânticos de violência verbal durante o clássico no Metropolitano.

Imagens da confusão mostraram vários ultras, membros de torcidas organizadas, encapuzados, mascarados ou com peças que cobriam seus rostos. Na semana que antecedeu o jogo, parte da torcida do Atlético se organizou nas redes sociais para comparecer ao clássico com máscaras, com o objetivo de insultar Vinicius Junior, especialmente com práticas racistas, sem serem identificados.

O clássico no Metropolitano foi interrompido no meio do segundo tempo, logo após o gol de Militão, quando a torcida do Atlético lançou objetos em direção ao goleiro Courtois. A diretoria do clube colchonero prometeu identificar e punir os torcedores envolvidos.