renato gaúcho grêmio
Futebol Brasileirão

Grêmio: Renato Gaúcho fala sobre paralisação do Brasileirão, possível acerto com Rodrigo Caio e vacilo de Gabigol

Diante da paralisação da Série A do Campeonato Brasileiro em meio às enchentes que o Rio Grande do Sul tem enfrentado, o técnico Renato Gaúcho e o elenco do Grêmio se instalaram no estado de São Paulo nesta semana. Visando uma retomada das atividades em breve para o reinício no Brasileirão e principalmente na CONMEBOL Libertadores, o treinador gremista foi entrevistado na noite da última segunda-feira pelo programa Boleiragem, do SporTV, e propôs uma alternativa para que a CBF mantenha a disputa em condições iguais para os clubes da primeira divisão de 2024, que a próxima edição seja disputada por 24 times, e não 20.

Renato sugeriu que o campeonato desse ano não tenha rebaixados, e compreendendo que quatro equipes da Série B estão brigando pelo acesso à Série A do ano seguinte, que a CBF encontre uma solução, dando como exemplo as dificuldades enfrentadas pelos times na pandemia de COVID-19. Além disso, afirmou que a normalidade no RS ainda está longe do que se espera, e que o elenco do Grêmio, assim como de seus adversários, Juventude e Internacional, serão muito afetados física e psicologicamente.

Eu não sou nem contra nem a favor (que Grêmio, Internacional e Juventude não sejam rebaixados), porque entendo que outros clubes da segunda divisão estão brigando pra subir. Mas aí cabe à CBF arrumar uma solução. Então sobem os quatro e não cai ninguém. Na pandemia, a gente viu o que a gente sofreu também. É uma situação muito difícil, em que os clubes gaúchos vão ficar muito atrás.”

Renato Gaúcho durante treinamento do Grêmio no CT do Corinthians
Renato durante treinamento do Grêmio no CT do Corinthians na última segunda-feira — Foto: Divulgação/Grêmio FBPA

Na parte física, no ritmo de jogo, na parte psicológico. Tem muita gente que acha que as águas do (rio) Guaíba vão baixar e vai tudo voltar ao normal. Acho que muita coisa, infelizmente, vai continuar acontecendo. E a parte psicológica dos jogadores vai ficar afetada. (…) Acho que seria a melhor ideia, mas não cabe a mim. Eu penso dessa forma.”

Tendo se juntado ao elenco do Imortal nesta segunda-feira junto do centroavante Diego Costa, Renato e a equipe do Grêmio realizam atividades de treinamento no CT Joaquim Grava, do Corinthians. Entre os atletas que estão com o time na Região Sudeste, apenas Villasanti ainda não se apresentou em São Paulo.

Renato Gaúcho revela negociação do Grêmio com Rodrigo Caio

Além de falar sobre a dificuldade que os times gaúchos vão enfrentar nessa sequência após a interrupção dos jogos no estado e dos deslocamentos pelo Brasil e para o exterior, Renato Gaúcho revelou que o Grêmio está em negociações com o zagueiro Rodrigo Caio, manifestando sua torcida pelo fechamento de acordo e admiração pelo ex-jogador do Flamengo e do São Paulo. Desde a saída do rubro-negro carioca, no final de 2023, o atleta se encontra livre no mercado.

Vou te dar um nome em primeira mão que nem deveria. Estou torcendo muito, muito, para que a gente traga esse jogador. Já estamos conversando com ele, conversei com ele durante uns 40 minutos para saber se ele estava a fim, qual era a condição dele. É um profissional de alto nível, o cara joga muito. É o Rodrigo Caio.”

Rodrigo Caio diz adeus ao Flamengo
Rodrigo Caio, ex-jogador do Flamengo, e em negociação com o Grêmio — Foto: Gilvan Souza/Flamengo

 É um cara que é novo, teve o problema no joelho, mas já está treinando por conta própria. Está bem, tenho conversado com ele. Vamos ver. Joga muito. Com certeza vai acrescentar muito ao nosso grupo. É um cara experiente, temos três competições dificílimas pela frente. Não vai jogar todos os jogos, se vier. Mas pode ter certeza que, quando jogar… Ele é muito alto nível.

Um possível acerto com Rodrigo Caio, de 30 anos, visa o final de uma era no Grêmio, que após 10 anos, deixa em aberto o futuro do zagueiro e capitão Pedro Geromel, de 36 anos, e que possui contrato até a metade desta temporada. Desde a saída do goleiro Cássio do Corinthians, Geromel assumiu o posto de jogador há mais tempo em um mesmo clube do Brasil.

Renato fala sobre o vacilo de Gabigol

Ao ser questionado sobre a polêmica envolvento o atacante Gabigol, do Flamengo, flagrado com uma camisa do Corinthians, Renato deu seu parecer diante do assunto afirmando que o amigo “deu muito mole” ao ser fotografado e rapidamente ter viralizado nas redes sociais. O episódio rendeu ao jogador rubro-negro a perda da camisa 10 da equipe e a troca para o número 99 feita pelo clube.

Gosto muito do Gabigol, sou muito amigo dele. Tive o prazer de trabalhar com ele. Não tem pra onde correr, né. Pelo menos se desculpou, pediu perdão. A partir daí, tem que se acertar com o Flamengo e não é problema meu. Mas acho que ele ter assumido é um grande passou. Ele sabe que errou, até porque joga num clube da dimensão do Flamengo, o que a torcida do Flamengo faz por ele… O Corinthians é outro grande clube, sem dúvida alguma. Mas quando se está num clube, colocar (outra) camisa… Ele sabe que errou. Deu muito mole, não foi pouco não.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *