Flamengo e Cuiabá, BR 2024
Futebol Brasileirão

Flamengo busca empate com o Cuiabá no segundo tempo, mas vê rivais se aproximando da liderança

Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Cuiabá se enfrentaram na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Equipes em cenários opostos na tabela, Mengão e Dourado fizeram um duelo truncado buscando três pontos e tranquilidade em meio a reta final do primeiro turno da Série A.

Num confronto travado entre cariocas e mato-grossenses, com gols marcados por Derik Lacerda e Pedro, os Rubro-Negros viram o favoritismo inicial cair por terra logo na primeira etapa, quando a equipe visitante saiu à frente do marcador e manteve o resultado até meados do segundo tempo. O empate apesar de amargo e dar um ponto, liga um alerta na equipe de Tite, que pode ver seus rivais encostarem nesta rodada caso vençam seus jogos. Confira a seguir um resumo do jogo.

Como foi Flamengo e Cuiabá?

O jogo inicia com os donos da casa controlando a bola e tomando as primeiras iniciativas. Em menos de dois minutos, o Flamengo chega três vezes com perigo, mas se vê combatido pela defesa do Cuiabá. Walter defende dois chutes de Gerson e Bruno Henrique, e na última tentativa o Dourado bloqueia uma finalização de Pedro.

Depois de uma sequência de ameaças, aos 05 minutos o Cuiabá aproveita um contra-ataque com Derik e na primeira tentativa da equipe mato-grossense no jogo, põe o Dourado à frente do marcador. Sozinho após receber pelo meio, o atacante sai livre para finalizar, a bola bate em David Luiz e escapa de Rossi. Mesmo atrás no placar, a pressão flamenguista permanece, mas os visitantes não se intimidam e resistem ao longo da primeira etapa no Maracanã.

Aos 17 minutos, o Flamengo tem um ataque interrompido pela arbitragem após o juiz perceber uma falta de Pedro sobre Fernando Sobral. O jogador rubro-negro arrancava em direção ao gol quando atingiu o camisa 88 do Cuiabá com uma braçada no rosto, e levou um cartão amarelo pelo lance. O Dourado passa sufoco em meio às intervenções do Mengão pelo empate, porém afasta de forma contundente os perigos e leva o resultado parcial de vitória para o vestiário. Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo perde Bruno Henrique, que prontamente é substituído por Lorran, e inicia um tratamento de entorse no tornozelo.

O segundo tempo tem novamente o Flamengo à frente das iniciativas nos movimentos iniciais, mas sendo barrado com prontidão pela defesa do Cuiabá. O Dourado contra-ataca aos 10 minutos com Ramon, que após receber de Fernando Sobral arrisca de primeira e leva Rossi a evitar o estrago. A insatisfação toma conta do Maraca, a torcida rubro-negra começa a cobrar o time, e aos 14 minutos, Pedro enfim balança as redes adversárias. Recebendo de Ayrton Lucas num cruzamento para dentro da área, o camisa 9 cabeceia sem medo e vence o goleiro Walter, colocando uma certa tranquilidade após muita insistência em busca de um gol.

Após o empate, o Cuiabá ensaia uma resposta com Clayson e Isidro Pitta, mas David Luiz rapidamente evita o contra-ataque, e repõe a bola em jogo a favor do Flamengo. As equipes se revezam em busca do segundo gol e dos três pontos, porém, terminam a partida com a igualdade prevalecendo, e suas respectivas posições até o momento, estáveis neste Brasileirão. Final, Flamengo 1, Cuiabá 1.

O empate deixa o Rubro-Negro na liderança do campeonato com 31 pontos, e até o momento, a quatro de seus concorrentes Botafogo e Palmeiras, que jogam neste domingo, e do São Paulo, que venceu o Red Bull Bragantino. O Dourado estaciona em 15º lugar com 12 pontos e corre riscos de ser superado por Vitória e Corinthians, que também ainda não entraram em campo nesta rodada. Na sequência, o Flamengo recebe na próxima quinta o Fortaleza, às 20h, e o Cuiabá, volta a campo no próximo sábado, diante do Bahia em Salvador, às 16h (de Brasília).

Análise Final

Flamengo e Cuiabá, BR 2024
Duelo entre Flamengo e Cuiabá, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro — Foto: Ass Com Dourado

Contando com um largo favoritismo de início ao enfrentar uma equipe que briga na parte de baixo da tabela, o Flamengo parecia que teria tranquilidade no jogo desta noite, porém, deixou muito a desejar e viu sua torcida sair do Maracanã na bronca com o desempenho apresentado. O gol de Pedro no segundo tempo foi um achado imenso para o Rubro-Negro, que viu no Cuiabá um adversário resistente e incisivo sempre que teve oportunidades de responder na base de contra-ataques.

Os mato-grossenses saíram na frente e aproveitaram o quanto puderam para manter 1 a 0, deixando o rival cada vez mais pressionado a empatar e buscar uma possível virada. Chegando a seu sexto jogo sem saber o que é vencer, é preciso mais do que nunca se ligar para reverter o quadro negativo até aqui, e afastar o iminente perigo de rebaixamento. Os cariocas também devem ficar espertos, pois seus rivais diretos pela liderança ainda não entraram em campo na rodada, e podem reduzir a um ponto a diferença em busca da primeira colocação do campeonato.

Foto: Ass Com Dourado