No terceiro dia do Rio Open, nenhum brasileiro entrou em quadra nas partidas de simples. Já nas duplas, tivemos quatro duplas 100% brasileiras jogando e metade avançou para a próxima fase. João Fonseca e Marcelo Melo venceram sua partida, assim como Gustavo Heide e Guto Miguel.
3º dia de Rio Open 2026
Simples masculino
Vit Kopriva e Román Andrés Burruchaga foram os primeiros a entrar em quadra nesta quarta-feira de Rio Open. O tcheco conquistou uma vitória fácil nas oitavas de final, por 2 a 0. Sem dificuldade, o tenista não foi quebrado pelo argentino e as parciais foram de 3/6 e 1/6.
Por outro lado, Juan Manuel Cerúndolo continua com a boa campanha no Rio de Janeiro. O tenista entrou com leve favoritismo contra Yannick Hanfmann, mas venceu por 2 a 1. O primeiro set foi o mais rápido, terminando em 44 minutos, mas todas as parciais foram apertadas: 4/6, 7/6 (1) e 4/6.
O argentino saiu na frente, logo abrindo 0/3 no primeiro set. Só que acabou permitindo o empate e a quebra decisiva veio no último game. Na segunda parcial, voltou a quebrar primeiro, ficando com 1/3. Contudo, foi quebrado de volta com rapidez, mas ainda se manteve na frente ao quebrar de novo.
O alemão não desistiu e voltou a buscar o empate, forçando o tie break. Superior no momento decisivo, venceu por 7 a 1 e forçou o terceiro set. A última parcial foi sem quebras até o fim, com os dois tenistas muito firmes no saque. Até que Cerúndolo quebrou no nono game e confirmou o serviço para ficar com a vitória.
Já o outro irmão Cerúndolo, Francisco abandonou a disputa do Rio Open. Campeão no ATP 250 de Buenos Aires, o top 20 enfrentou um compatriota: Thiago Agustín Tirante. O cabeça de chave não conseguiu fazer um bom jogo e perdia por 2/6 e 1/3 quando abandou o confronto.
Por fim, Alejandro Tabilo se classificou para as quartas de final ao buscar virada contra Francesco Passaro. O italiano começou o duelo muito bem, mas não aguentou até o fim e perdeu por 4/6, 7/6 (0) e 6/2. No primeiro set, o chileno foi quebrado no sétimo game e ainda salvou quatro set points, não sendo o suficiente.
Só que reagiu muito bem na sequência, abrindo 3/0 contra o adversário. Porém, passou a ter problemas de novo e permitiu o empate, que seguiu até o fim após desperdiçar três set points. No tie break, Tabilo dominou e não deixou que o oponente marcasse um ponto sequer.
Já no terceiro set, e também o mais rápido, Passaro não conseguiu fazer muita coisa e perdeu todos os últimos cinco games, sofrendo a derrota.
Duplas masculinas
Nas duplas, João Fonseca e Marcelo Melo venceram mais um jogo no Rio Open. A dupla foi uma surpresa, derrotando os cabeças de chave 2, Andrés Molteni e Máximo González. Na disputa entre brasileiros e argentinos, Fonseca/Melo foram dominantes, com vitória de 6/4 e 6/0.
Gustavo Heide e Guto Miguel também foram uma zebra nesta quarta-feira. Contra os cabeças de chave 4, os brasileiros derrotaram John Peers e Evan King. O primeiro set foi fácil, mas o segundo foi mais complicado. E, mesmo assim, o resultado foi de 2 a 0, 6/0 e 7/6 (8).
No entanto, Rafael Matos e Orlando Luz foram derrotados por Guido Andreozzi e Manuel Guinard. A derrota veio de virada, por 2 a 1, 3/6, 6/3 e 10/6, eliminando um dos atuais campeões do Rio Open. Por fim, Marcelo Demoliner e Fernando Romboli também perderam. Os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul eram os claros favoritos, ganhando por duplo 6/3.
Jogos do dia no Rio Open:
- Nicolás Barrientos e Thiago Agustín Tirante x Mark Wallner e Jakob Schnaitter: 5/7 e 3/6;
- Constantin Frantzen e Robin Haase x Luciano Darderi e Tomás Martín Etchverry: 6/3 e 6/4.
Foto: Divulgação/Rio Open



