Roma, Lukaku e Dybala
Futebol Serie A

Com um a menos, Roma faz no segundo tempo com Lukaku e bate Genoa nos detalhes

Pela 37ª rodada da Serie A, Roma e Genoa se enfrentaram na tarde deste domingo (19), no estádio Olímpico, e fizeram um duelo mediano com vitória decidida a dez minutos do fim. Os donos da casa venceram com um gol de Lukaku no segundo tempo, e que culminou na estabilidade da equipe na zona de classificação para a UEFA Europa League da temporada, estando a três pontos da Atalanta. Confira a seguir, um resumo do jogo.

Como foi Roma e Genoa?

O primeiro tempo começa com um equilíbrio de ambos, mas Roma e Genoa alternando a cada momento dos primeiros 45 minutos de jogo na capital italiana. O meio-campo Bryan Cristante perde duas oportunidades de colocar os donos da casa à frente do marcador, e deixa os visitantes à vontade em busca da vitória, o que acaba não sendo aproveitado pelo atacante genovês Mateo Retegui.

A etapa final reinicia com um panorama semelhante ao do primeiro tempo, Cristante e Retegui voltam a perder um gol para cada lado, e não demonstram perspectivas de mudança do placar para Roma e Genoa no jogo. Os lobos buscavam pelo menos um tento para vencer e seguir de forma estável na briga por competições UEFA com Atalanta e Lazio, porém, não encontravam o caminho do gol até os 30 do segundo tempo. Após ter perdido o meia Leandro Paredes aos 27, por reclamação, aos 34 minutos o belga Lukaku recebe de El Sharaawy pela direita e cabeceia para o fundo das redes fazendo um a zero Roma.

O gol que dava uma certa tranquilidade para a Roma no jogo e na penúltima rodada do Campeonato Italiano, rendeu um cartão amarelo para Lukaku devido a comemoração, considerada exagerada pelo árbitro Gianluca Manganiello, mas que não mudou em nada o resultado, apesar da tentativa do argentino Dybala em aumentar o placar para os donos da casa, que terminaram assim. Final, Roma 1, Genoa 0.

Com 63 pontos, a equipe se consolida na sexta colocação, e não pode ser mais ultrapassada pela Lazio, estando na zona de classificação para a UEFA Europa League. Os rivais se encontram com 60 pontos, e também não poderão ser mais ultrapassados pela Fiorentina, que vem a seguir com 54. Na próxima rodada, a última do Scudetto da temporada 2023/2024, a Roma encara o Empoli fora de casa, enquanto o Genoa, até o momento em décimo primeiro lugar, recebe o Bologna. As partidas serão disputadas no próximo domingo, dia 26.

Análise Final

Cumprindo tabela por estar na parte de cima e não poder ser mais alcançado pela Lazio, nem ultrapassar a Atalanta devido ao saldo de gols, a Roma arrancou uma vitória suada diante de uma equipe que não briga por mais nada na temporada, e cumpriu seu objetivo de não cair para a segunda divisão italiana. O gol de Lukaku a praticamente 10 minutos do fim do tempo regulamentar caiu como uma luva para os Lobos, que agora, concentram suas atenções para terminar a Serie A com uma nova vitória na última rodada.

Sem vencer há quase um mês, tendo no caminho uma eliminação das semifinais da UEFA Europa League, o triunfo em casa no jogo de hoje foi um grande respiro para um time que briga para novamente disputar a competição, da qual por pouco não vai para final do torneio continental, que é um caminho mais curto para a Liga dos Campeões da Europa. Nesse momento, Lukaku deve ser considerado um redentor para o time que com um a menos, num jogo não tão empolgante, conseguiu três pontos após muito sofrimento contra uma equipe da segunda parte da tabela.

Foto: AS Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *