Russell Wilson broncos
NFL Notícias

Broncos dispensam Russell Wilson

A era de Russell Wilson no Denver Broncos acabou após apenas duas temporadas. A franquia do Colorado informou ao veterano quarterback nesta segunda-feira (4) que o irá liberá-lo após o início do novo ano da liga em 13 de março. O repórter Ian Rapoport, da NFL Network, foi o primeiro a noticiar a notícia.

“Em nome dos Broncos, agradecemos a Russell por suas contribuições e dedicação à nossa equipe e comunidade, desejando-lhe o melhor enquanto ele continua sua carreira”, disseram o gerente geral George Paton e o treinador Sean Payton em comunicado conjunto.

“Ao avançarmos, estamos focados em construir a equipe mais forte possível para a temporada de 2024 e além. Estamos empolgados em melhorar nesta offseason e teremos a flexibilidade para evoluir por meio do draft e free agency.” Em suas redes sociais, Wilson agradeceu à cidade de Denver, afirmando que estava “animado para o que vem a seguir”. Notavelmente, o quarterback não mencionou nem o GM nem o treinador dos Broncos.

Como resultado da separação com o quarterback, Denver ainda deve ao atleta os $39 milhões da temporada de 2024, mas evitará um gatilho garantido de $37 milhões para a temporada de 2025 que teria entrado em vigor neste mês. Ainda assim, os Broncos assumirão $85 milhões no total de dead cap nos próximos dois anos ao liberar Wilson, o que será o maior impacto de dead cap na história da NFL.

A saída de Wilson já era esperada, apesar de suas recentes declarações; na semana passada, ele disse no podcast I Am Athlete que esperava que seu futuro fosse em Denver. Na reta final da temporada de 2023, Wilson foi substituído por Jarrett Stidham. A razão na época era claramente financeira. Deixar Wilson no banco com pouco a perder garantia que o QB não sofresse uma lesão significativa e proporcionava flexibilidade financeira para Denver seguir em frente e evitar pagar a garantia massiva no futuro.

Trajetória de Wilson nos Broncos

Wilson chegou a Denver através de uma troca bombástica com Seattle na offseason de 2022. Os Broncos enviaram cinco escolhas de draft, incluindo duas de primeira rodada, e três jogadores para os Seahawks pelos serviços do campeão do Super Bowl e então o assinaram por um contrato de cinco anos, $242,6 milhões, tornando-o o rosto da franquia sob Paton e o novo treinador Nathaniel Hackett.

Os resultados foram desastrosos. Wilson teve sua pior temporada como profissional sob Hackett, que foi demitido após um início de 4-11 em sua primeira temporada em Denver. Quando o veterano Payton foi trazido para endireitar o navio, Wilson melhorou, mas apenas marginalmente, levando ao seu banco e iminente saída.

Ao todo, Wilson jogou 30 jogos como quarterback titular dos Broncos, levando-os a um recorde de 11-19, completando 63,3% de seus passes para 6.594 jardas e lançando 42 touchdowns para 19 interceptações. Denver ostentava uma das piores ofensas em geral com Wilson como QB, marcando apenas 18,9 pontos por jogo (26º) e totalizando 311,7 jardas por jogo (27º) desde 2022.

Com a iminente saída de Wilson, os Broncos seguirão em frente por enquanto com Stidham, Ben DiNucci e suas cinco partidas de carreira na posição de quarterback. Denver também possui a 12ª escolha geral no Draft da NFL de 2024, que poderia ser usada em um prospecto de QB de alto nível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *