Libertadores Racismo San Lorenzo Palmeiras
Futebol Libertadores

San Lorenzo pede desculpas ao Palmeiras após racismo

Em nota oficial divulgada nas últimas horas, o San Lorenzo pediu desculpas públicas ao Palmeiras pelo comportamento da torcida. Imagens nas redes sociais viralizaram com uma torcedora do clube argentino fazendo gestos racistas em direção aos brasileiros na arquibancada do Estádio Nuevo Gasómetro.

A partida disputada pelo Grupo F da Conmebol Libertadores terminou empatada por 1 a 1. O momento do ato racista ocorreu justamente durante a comemoração do gol de Piquerez, que evitou a derrota para a equipe alviverde.

Nota oficial do San Lorenzo

“Deixamos claro nosso mais absoluto repúdio a ações como a mencionada, entendendo que o futebol sul-americano e mundial deverá erradicar de uma vez por todas atitudes como estas que vão contra toda a relação desportiva e em nosso ideal de que o futebol é base integradora.”

“Aproveitamos a oportunidade para oferecer mais sinceras desculpas a todo o povo do Palmeiras, a todos vocês, colocando à disposição em breve os resultados finais da nossa investigação, deixando expressamente estabelecido que o Club Atlético San Lorenzo de Almagro não endossa, ratifica nem compartilha de atitudes como as ocorridas.”

Torcida argentina volta a ser racista com brasileiros

Cabe ressaltar que este não consiste no primeiro caso de racismo envolvendo o San Lorenzo contra uma equipe brasileira nas últimas temporadas. Em 2023, Matias Ezequiel Ramirez e David Emanuel Benedetto foram presos de forma preventiva em São Paulo após imitarem um macaco em direção à torcida do tricolor paulista no Morumbis. A ocorrência aconteceu na Conmebol Sul-Americana.

Após o registro dos atos racistas, os dois torcedores foram detectdos pela Polícia Militar e encaminhados para a 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Direitos de Intolerânncia Esportiva, o chamado DRADE.

O futebol sul-americano ficou marcado por diversos casos de racismo e confusões envolvendo confrontos de equipes brasileiras com adversários estrangeiros durante toda a temporada de 2023 na Libertadores e na Sul-Americana, incluindo os diversos enfrentamentos entre torcedores de Fluminense e Boca Juniors nas ruas do Rio de Janeiro, em plena semana de decisão.

Imagem: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *