Zubeldia perde primeira no comando do São Paulo após 13 jogos - Foto: Maurício Rummens
Brasileirão Futebol

Em casa, São Paulo cai para o Cuiabá após 13 jogos invicto

A sequência de 13 jogos de invencibilidade do São Paulo chegou ao fim na noite desta quarta-feira (19) após a surpreendente derrota por 1 a 0 para o Cuiabá, em pleno Morumbis, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com um gol do atacante Eliel, que havia entrado no segundo tempo no lugar do ex-tricolor Jonathan Cafu, o Dourado venceu a segunda seguida na competição e impôs a primeira derrota do treinador Luis Zubeldía no comando do São Paulo.

O resultado negativo fez o São Paulo manter os 15 pontos e cair uma posição na tabela, ocupando agora o sétimo lugar. Já o Cuiabá chegou aos dez pontos e ganhou uma posição na classificação geral, subindo para o 13º posto.

Na próxima rodada, no sábado (22), o São Paulo vai até São Januário para enfrentar o Vasco, às 21h30 (de Brasília). Enquanto isso, um pouco mais cedo, às 18h30 do mesmo sábado, o Cuiabá recebe o Atlético Goianiense na Arena Pantanal.

Após 13 jogos invicto, São Paulo perde para o Cuiabá no Brasileirão - Foto: Maurício Rummens
Após 13 jogos invicto, São Paulo perde para o Cuiabá no Brasileirão – Foto: Maurício Rummens

São Paulo começa bem, mas termina pressionado

A primeira grande oportunidade do jogo foi do time da casa. Aos sete minutos, após tabelar com Luciano, Calleri saiu na cara de Walter e finalizou, mas parou no goleiro do Dourado. Um impedimento do camisa 9 tricolor seria marcado posteriormente. Pouco depois, aos 12’, O São Paulo chegou novamente com Diego Costa, de cabeça, aproveitando cruzamento de Wellington pela direita, mas a cabeçada saiu fraca e Walter dicou com ela.

O goleiro e capitão do Dourado estava confiante, tanto que aos 14’, foi pressionado por Luciano na saída de bola e driblou o atacante com estilo, limpando a jogada como se fosse ele o camisa 10 e não o adversário. Walter voltou a aparecer aos 17’, ao defender o chute do volante uruguaio Michel Araújo.

A primeira chegada do Cuiabá aconteceu apenas aos 19’, em uma bonita finalização colocada de Max, que aproveitou a saída de bola errada de Arboleda para chapar de primeira e acertar o travessão, tirando o “uuhhh” das arquibancadas do Morumbis. Um novo ataque dos visitantes veio aos 25’, com o zagueiro Marllon cabeceando sobre o gol de Jandrei.

De dominado nos primeiros 20 minutos, o Cuiabá passou a assustar mais. Aos 35’, em contra-ataque rápido, Max passou para o ex-são-paulino Jonathas Cafu, que recebeu na área, driblou Diego Costa duas vezes, mas foi travado pelo zagueiro na hora do chute. Dois minutos depois, aos 37’, foi a vez de Denílson roubar a bola de Galoppo na intermediária e soltar a bomba contra o gol de Jandrei, que se esticou todo para mandar para escanteio.

Marllon quase marca para o Cuiabá, no primeiro tempo - Foto: Divulgação/Cuiabá
Marllon quase marca para o Cuiabá, no primeiro tempo – Foto: Divulgação/Cuiabá

Equilíbrio na segunda etapa

Depois da pressão sofrida na primeira etapa, o São Paulo voltou mais ligado, tanto que criou a primeira chance logo aos três minutos da etapa final: Michel Araújo recebeu na esquerda, cortou para o meio e bateu colocado à esquerda de Walter. A resposta do Dourado veio três minutos depois, com Cafu, que recebeu pela direita, limpou a marcação ao puxar para dentro e soltou o pé esquerdo, mas a bola passou rente ao poste esquerdo da meta tricolor.

Os donos da casa voltaram a atacar com Wellington, que aproveitou uma bola mal afastada pela defesa do Cuiabá para dominar e bater de canhota, mas Walter só acompanhou a bola saindo pela esquerda. Calleri, que estava apagado, surgiu aos 26’ para finalizar de dentro da área um cruzamento de Rodrigo Nestor, mas o argentino jogou para fora. Aos 28’, o São Paulo chegou novamente com Luciano, em cabeçada sem perigo que parou em Walter.

Equilíbrio foi a tônica da segunda etapa no Morumbis - Foto: Divulgação/Cuiabá
Equilíbrio foi a tônica da segunda etapa no Morumbis – Foto: Divulgação/Cuiabá

Eliel decide e quebra invencibilidade tricolor

A partida estava equilibrada, mas uma falha defensiva foi determinante para o resultado final. Allan Empereur saiu jogando da defesa do Dourado e lançou para Pitta. O atacante ganhou de Arboleda na corrida e passou para o meio da área. O volante tricolor Luiz Gustavo chegou antes para afastar, mas se atrapalhou duas vezes e a bola sobrou com Railan, que arrumou meio sem querer para Eliel emendar uma pancada de direita e marcar.

Pressionado pelo placar e pelo relógio, o são Paulo lançou-se à frente em busca do empate. Aos 39’, William Gomes ficou com a sobra de um cruzamento, cortou a marcação e bateu de direita, mas Walter estava bem posicionado para encaixar o chute. Depois disso, o Cuiabá soube cozinhar os minutos finais para garantir os três pontos fora de casa.

Eliel saiu do banco para decretar vitória do Cuiabá - Foto: Divulgação/Cuiabá
Eliel saiu do banco para decretar vitória do Cuiabá – Foto: Divulgação/Cuiabá

Final: São Paulo 0x1 Cuiabá

Foto: Maurício Rummens/Arquibancada Tricolor