Santos, direitos de transmissão da Série B
Futebol Mídia Esportiva Série B

Às vésperas do início, Série B vive impasse nos direitos de transmissão; saiba mais

Com o seu início cada vez mais próximo, a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, traz um grande dilema para quem for torcedor de qualquer uma das 20 equipes que vão disputar o acesso para a elite do futebol nacional em 2025: onde assistir os jogos da segundona? Vamos ao ponto expondo detalhes que temos acesso até o presente momento.

O impasse vivido pela Série B e seus direitos de transmissão

A competição está com início previsto na próxima sexta-feira (19), e a dois dias do começo, não se sabe ao certo quem irá exibi-la. No começo de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha feito um acordo definindo os locais de transmissão, que seriam: TV Brasil (TV aberta), SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Canal GOAT (YouTube).

Pairava no ar o medo de que as receitas diminuíssem para 2024, devido a saída da BRAX Sports Assets, que era a empresa que gerenciava os direitos comerciais da Segundona. A empresa carioca não conseguiu honrar com os pagamentos, e teve que rescindir o contrato que perduraria até o ano de 2026, complicando inclusive, a vida da Band, que era quem transmitia na TV aberta. Com isso, o problema caiu no colo da CBF, que centralizou as ações, dando a entender que estava tudo sob controle.

Mas, há uma diferença enorme entre dar a entender e de fato, estar. As coisas se complicaram, pois o Grupo Globo exigiu exclusividade nos direitos de transmissão, segundo informações do site Máquina do Esporte. Até onde se sabe, a emissora carioca garantiu apenas e tão somente os jogos do Santos como mandante.

Até agora, nada de comentários na líder de audiência sobre se os outros jogos teriam transmissão nas plataformas. O Canal GOAT pegou com exceção das partidas do Santos como mandante, e não confirma o acordo, que veio a público no início de abril. Já na TV Brasil, as partidas já estão sendo anunciadas. A emissora estatal conseguiu três jogos por rodada. Nesta primeira rodada, os jogos exibidos serão: Operário x Avaí na sexta, Amazonas x Sport no sábado, e Ponte Preta x Coritiba no domingo.

O fato do canal pertencente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ter pego tantas partidas assim incomodou a Globo, de certo modo, por um fator: o seu Pay-Per-View Premiere. O canal a la carte tem sido castigado com uma queda no número de assinantes, mesmo com a diminuição da mensalidade, que em outros tempos batia a casa dos R$ 60. Apesar do acordo, do jeito que as coisas andam no futebol brasileiro, não dá para se confiar muito. Daqui, até o início da Segundona tem muita coisa para acontecer. É ver para crer (e saber). Nesta sexta-feira, a história se inicia, e aí descobriremos, qual das detentoras melhor se sairá.

Foto: Raul Baretta/Santos FC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *