Sinner Australian Open
Tenis Australian Open Grand Slams

Sinner conquista virada espetacular contra Medvedev e é campeão do Australian Open

Neste domingo (28), o tênis masculino ganhou um novo campeão de Grand Slam. O italiano Jannik Sinner bateu o russo Daniil Medvedev em cinco sets e garantiu o título do Australian Open, sendo este o seu primeiro título de Major da carreira. Para isso, Sinner teve que conquistar uma grande virada, quebrando novamente o coração de Medvedev.

Com uma agressividade pouco vista em seu jogo anteriormente, Medvedev não deu chances para Sinner no início. No entanto, os ajustes feitos pelo italiano, principalmente para controlar melhor os pontos, foram importantes para uma vitória espetacular. Mesmo errando muito mais do que a sua média no torneio até agora, o italiano manteve a calma e a compostura para se tornar o campeão mais jovem do Australian Open desde Novak Djokovic, em 2008.

Sinner quebra algumas marcas importantes com o título em Melbourne. O jovem se torna o primeiro italiano a garantir um título de Grand Slam desde Adriano Panatta, que conquistou Roland Garros em 1976. Ele também vai superar Panatta e se tornar o italiano com o melhor ranking da história, garantindo o terceiro lugar no próximo ranking da ATP.

Medvedev, por sua vez, perde mais uma final de Grand Slam, sendo a segunda no Australian Open após estar vencendo por 2 a 0, como aconteceu contra Rafael Nadal, em 2022. Ele também chega ao seu terceiro ano seguido perdendo uma final de Major. Além das derrotas para Nadal e Sinner, ele também não conseguiu superar Novak Djokovic no US Open do ano passado.

A virada espetacular de Sinner

O primeiro set trouxe um Medvedev surpreendendo a todos, incluindo Sinner. Muito agressivo, o russo não permitiu que seu adversário tivesse o controle dos pontos em nenhum momento. Mesmo sem um saque muito potente ou golpes muito acelerados, Medvedev variou o suficiente para deixar Sinner constantemente desconfortável, algo que ninguém havia conseguido no Australian Open até agora.

Com essa agressividade, Medvedev tirou Sinner completamente do ritmo, garantindo rapidamente uma quebra. Sem conseguir fazer muito no saque do russo, o italiano foi presa fácil no primeiro set. Com mais uma quebra, Medvedev selou sua vitória na parcial inicial para sair à frente no placar.

A fórmula do segundo set foi ainda mais eficiente para Medvedev, que teve quatro oportunidades de quebra logo no primeiro game de serviço de Sinner, mas não conseguiu aproveitá-las. No entanto, o russo conquistou o tão desejado break no game seguinte, ampliando sua vantagem no placar. Dominante, ele abriu 5/1, mas viu Sinner crescer no final do set e ganhar dois games seguidos, incluindo uma quebra. Mesmo assim, Daniil garantiu a segunda parcial.

Nesse momento do jogo, Medvedev já havia forçado mais de 20 erros de Sinner, enquanto o italiano conseguiu menos da metade desse número, mostrando o domínio do russo nos dois primeiros sets.

O momento construído por Sinner no final do segundo set se manteve no terceiro. O italiano encontrou o caminho de seu saque, que ainda não havia aparecido nos dois primeiros sets, facilitando o início de uma reação. No entanto, os games de saque de Medvedev ainda estavam sendo bem tranquilos, até que, ao servir para sobreviver, o russo viu seu rival aumentar o nível, garantindo uma quebra decisiva para vencer a parcial e se manter no jogo.

Demonstrando sinais de cansaço, Medvedev começou a diminuir um pouco sua intensidade, impedindo-o de continuar sendo agressivo. Isso deu a chance para Sinner começar a controlar os pontos, mas o italiano, sempre muito preciso, não estava conseguindo acertar seus golpes.

Foram duas oportunidades de quebras desperdiçadas nos dois primeiros games de devolução do quarto set, mas a quebra finalmente veio no momento decisivo. Devolvendo muito bem, o jovem italiano colocou pressão e finalmente se aproveitou das várias bolas penduradas deixadas por Medvedev, garantindo o quinto set de uma grande final.

Claramente cansados, os dois tenistas começaram a trabalhar bastante para encurtar os pontos, resultando em alguns bons games de saque seguidos. Sem dar nenhuma brecha, Sinner aproveitou a primeira oportunidade que teve para quebrar Medvedev, encontrando duas excelentes devoluções para ter um triplo break point. No segundo deles, o italiano abriu vantagem, ficando muito perto de seu primeiro título de Slam.

A partir desse ponto, Sinner nunca olhou para trás. Com games de saque muito consistentes, o italiano se colocou em posição de sacar para o jogo, controlando os nervos para se manter focado e garantir a vitória contra um determinado Medvedev, que enfrenta mais uma dura derrota no Australian Open.

Final: Jannik Sinner 3-2 Daniil Medvedev (3-6; 3-6; 6-4; 6-4; 6-3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *