Sport
Futebol Série B

Em nota, Sport anuncia oficialmente a transição de Pedro Lima para o Wolverhampton

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (17), o Sport Recife anunciou um acordo com o Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra, para a “cessão de direitos econômicos e federativos” do lateral-direito Pedro Lima, de 17 anos. Na mesma nota, o clube afirmou que mais detalhes serão dados em pronunciamento quando “os atos relacionados ao negócio” forem concluídos. João Marcelo Barros, do comitê de gestão do futebol do Leão, afirmou que esses detalhes só serão divulgados no próximo mês:

“O acordo está firmado entre os clubes. Pedro completa 18 anos no dia 1º de julho, quando poderá formalmente assinar contrato e se submeter aos procedimentos padrões como exames clínicos. A partir da aprovação, concretizaremos o negócio e poderemos compartilhar os detalhes”, afirmou.

Antes do Wolverhampton, Pedro Lima tinha venda acertada com o Chelsea, e a expectativa era de que a joia fosse para o Strasburg, da França, até conseguir a pontuação necessária para jogar na Premier League. O valor apurado inicialmente era de 7,5 milhões de euros (R$ 43,82 milhões), acrescidos de 3 milhões em bônus por metas. Esses valores, porém, não foram confirmados pela direção rubro-negra.

 

Confira a nota oficial na íntegra:

“O Sport Club do Recife comunica que celebrou acordo vinculante para cessão dos direitos econômicos e federativos do atleta Pedro Lima para o Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra. O acordo está sujeito às condições de praxe, entre elas a aprovação do atleta em exames médicos conduzidos pelo clube Inglês.

O presidente Yuri Romão e o comitê gestor de futebol detalharão a operação em pronunciamento quando concluído todos os atos relacionados ao negócio.”

 

DIRETOR DO SPORT AFIRMA QUE “NÃO FEZ LEILÃO” POR PEDRO LIMA

A diretoria do Sport prometeu transparência total do acordo com o Wolverhampton por Pedro Lima, e revelou que terá participação em vendas futuras do atleta e que não fez “leilão” com clubes ingleses. Ao GE Pernambuco, Guilherme Falcão, membro do comitê de gestão do futebol rubro-negro, admitiu que o Sport negociou com o Chelsea, mas que o clube londrino não atendeu aos requisitos solicitados pelo clube pernambucano:

“Seria muito deselegante da minha parte revelar detalhes de uma negociação de alto nível. Não vou dizer exatamente quais foram pontos que nos fizeram encerrar as negociações com a BlueCo (empresa dona do Chelsea) e a tratar com o Wolverhampton”

“O que posso dizer é que tínhamos definido de forma clara e transparentes para os interlocutores que estavam negociando conosco o que nós queríamos. E isso não foi completamente atendido, então agradecemos e passamos a sentar em outra mesa de negociação”, acrescentou Falcão.

O clube enviou a Londres o dirigente João Marcelo Barros, inicialmente, com foco em fechar as tratativas com os Blues, o que acabou não acontecendo. Segundo a Sky Sports, a negociação entre Sport e Wolverhampton foi fechada em 8,45 milhões de libras (R$ 58,24 milhões). O que o canal inglês não detalhou, é que o Leão tem 70% dos direitos econômicos do lateral, enquanto o agente, outros 30%.

“É importante deixar claro que em nenhum momento conduzimos o leilão. Só passamos a negociar com a outra parte quando as negociações com o player inicial (Chelsea) foram encerradas e isso foi comunicado. Inclusive quando tentaram voltar, pedimos que esperassem porque havíamos começado a negociar com outro clube” – contou Guilherme Falcão.

“O Sport, como instituição, não faz jogo duplo. O Wolverhampton chegou naquilo que pedimos e queríamos, atendeu o que almejávamos. No contrato existem disposições jurídicas relevantes e que não abrimos mão. Vamos detalhar tudo, vamos abrir 100% do contrato” – garantiu Falcão.

Ao final da entrevista, Guilherme adiantou que o Sport terá participação em uma venda futura de Pedro Lima, entre o Wolves e outro clube. 

 

NÚMEROS DE PEDRO LIMA

Joia da base do Leão, Pedro Lima realizou ao todo 26 jogos pela equipe profissional do Sport, com dois gols e duas assistências. O lateral, inclusive, ficou de fora da partida do último domingo (16) contra o Mirassol, pela Série B. Ele tem viagem programada para Londres, acompanhado do empresário Renato Guimarães, na próxima semana.

(Foto: Divulgação/Sport Recife)