Iga Swiatek
Jogos Outros Torneios Tenis

Swiatek derrota Sakkari e conquista WTA 1000 de Indian Wells novamente

Pela segunda vez em sua carreira, a polonesa Iga Swiatek sagrou-se campeã do WTA 1000 de Indian Wells, derrotando mais uma vez a grega Maria Sakkari (como fez em 2022), por dois sets a zero, com parciais de 6-4 e 6-0.

A polonesa Iga Swiatek brilhou intensamente no deserto californiano durante a campanha do Masters 1000 de Indian Wells, estabelecendo um novo padrão de excelência no torneio. Com uma performance dominante, Swiatek concedeu apenas 21 games e não perdeu um único set em seis partidas disputadas, um feito impressionante que não era alcançado desde 1999 em Indian Wells, tanto entre homens quanto mulheres.

Aos 22 anos, Swiatek conquistou seu 19º título, marcando seu oitavo título em nível 1000 e o segundo em 2024, após sua vitória em Doha no mês anterior. Sua impressionante carreira no evento norte-americano atinge uma marca de 90% de aproveitamento, com 18 vitórias e apenas duas derrotas, superando o recorde anterior de 89,5% estabelecido pela alemã Steffi Graf.

Com este triunfo, Swiatek também fortalece sua posição no topo do ranking mundial, aumentando sua vantagem para a vice-líder Aryna Sabalenka para 2.520 pontos, uma diferença considerável de 1.380 pontos. Além disso, o título deste domingo ajudou Swiatek a igualar o confronto direto contra Maria Sakkari em 3 a 3, com Swiatek emergindo vitoriosa nos últimos três encontros entre elas, incluindo as duas finais de Indian Wells em 2022 e 2024.

Apesar da derrota na final, Sakkari tem motivos para celebrar, mostrando sinais de ressurgimento durante o torneio. Com um novo treinador, o norte-americano David Witt, esta foi sua primeira competição, e mesmo com o vice-campeonato, Sakkari demonstrou uma melhoria significativa em seu desempenho, permanecendo na nona posição do ranking mundial, seis postos abaixo de sua melhor classificação.

Swiatek não dá chances para Sakkari

A partida teve um início bastante equilibrado, com Sakkari sacando muito bem e mostrando uma esquerda bem calibrada. Além disso, Iga, que vem aprimorando seu saque, demonstrou um ótimo ritmo de jogo. Todos os games de serviço foram confirmados até que Iga aprendeu a lidar com as ameaças de Maria e quebrou o saque pela primeira vez, vencendo o primeiro set.

No segundo set, mais um dos famosos monólogos da polonesa. Jogando com muita facilidade, Swiatek venceu o set por 6-0 e conquistou mais um título de categoria 1000 no ano (também foi campeã em Doha). Em seu discurso de campeã, Iga valorizou a performance de Sakkari, parabenizando-a. Além disso, informou que continua a ajustar aspectos de seu jogo para se tornar uma jogadora melhor a cada dia que passa.

Ambas as atletas estarão presentes no WTA 1000 de Miami, na próxima semana.

(Foto: Divulgação/BNP Paribas Open)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *