Sylvinho, técnico da Albânia
Futebol Eurocopa

Sylvinho se emociona com empate da Albânia contra a Croácia: “Jogamos com o coração”

Treinador da Albânia, o brasileiro Sylvinho comemorou o primeiro ponto conquistado pela seleção nesta Eurocopa após o empate suado contra a Croácia nos instantes finais de partida, em Hamburgo, nesta quarta-feira. Os albaneses liderados pelo ex-Corinthians fizeram 2 a 2 no placar aos 50 minutos do segundo tempo, e viram suas chances de avançar às oitavas de final tornarem-se um cenário cada vez mais possível.

Sylvinho afirmou que seus comandados jogaram com o coração e demonstraram raça, algo que representa a Albânia. Além disso, declarou que o jogo em Hamburgo será inesquecível para ele, e que a Euro serve como um lugar para a seleção tirar lições importantes.

Estou muito feliz com o time, nós merecemos. Jogamos com o coração. Lutamos com raça e isso é exatamente o que este país representa. Esse ponto vai valer para esse time pelo resto da vida. Somos uma seleção jovem, é apenas a segunda vez nesta competição. Precisamos entrar em campo e usar todo momento para brigar com raça e tirar lições da Euro. Esse é um jogo que vou me lembrar a vida inteira”.

Sylvinho em Albânia e Croácia na Eurocopa
Sylvinho em jogo da Albânia contra Croácia na Eurocopa — Foto: Gabriel Bouys / AFP

Sylvinho fez alteração que refletiu no empate da Albânia

Após sair à frente do marcador, assim como na estreia diante da Itália, a Albânia dominou o placar até os 28 minutos do segundo tempo, quando sofreu o primeiro gol da Croácia com Kramaric, dois minutos depois de ter colocado o volante Gjasula em campo. Sylvinho sacou o camisa 8 do banco de reservas visando concentrar a equipe na administração da vantagem, porém em quatro minutos viu os croatas empatarem e virarem com o seu próprio jogador lançando a bola na meta albanesa, ao tentar desviar um chute de Sucic.

Com o 2 a 1 para a Croácia até os 45 minutos do segundo tempo, Sylvinho colocou a Albânia para o tudo ou nada na ofensiva, todo o time pra frente nos acréscimos, e aos 50, chega ao empate com o próprio Gjasula dentro da área croata. O jogador 34 anos de idade foi do inferno ao céu na etapa final da partida em Hamburgo e colocou seu país como candidato a uma vaga na próxima fase da Eurocopa.

Croácia e Albânia, Euro 2024
O volante Gjasula comemora o segundo gol da Albânia contra a Croácia pela Eurocopa — Foto: Marko Lukunic/Getty Images

A seleção albanesa tem 1 ponto ganho no Grupo B, está na terceira posição da chave e figura na disputa pela classificação às oitavas nesta que é apenas sua segunda participação numa Euro. Na estreia, a equipe foi derrotada de virada pela Itália por 2 a 1, após sair na frente com um minuto de partida. O último encontro na fase inicial será contra a Espanha na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), em Düsseldorf.

Sylvinho classificou a Albânia para a Eurocopa de 2024 como líder de seu grupo nas Eliminatórias, desbancando adversárias como Polônia e República Tcheca. Os albaneses tinham como participação única no torneio, a edição de 2016, na França, onde terminaram eliminados na primeira fase, com vitória sobre a Romênia e derrotas contra Suíça e para os donos da casa.

Sylvinho e delegação da Albânia após empate contra a Croácia
Comemoração de Sylvinho junto à delegação da Albânia após o empate contra a Croácia — Foto: Joosep Martinson – UEFA/UEFA via Getty Images
Foto: Cathrin Mueller – UEFA/UEFA via Getty Images