Jan Vertonghen
Futebol Eurocopa Premier League

Ex-Tottenham, Vertonghen anuncia aposentadoria da seleção belga

O zagueiro Jan Vertonghen está colocando um ponto final em sua trajetória com a camisa da seleção da Bélgica. O profissional que tem sido um dos principais nomes da equipe, resolveu dizer adeus ao seu país depois da eliminação para a França nesta Eurocopa de 2024. A informação foi divulgada pelo defensor por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira (5).

A movimentação de Vertonghen para os seus telespectadores foi a postagem de uma foto do seu primeiro jogo com a camisa da Bélgica e em seguida, da sua última participação, que acabou sendo a recente derrota para os franceses. A legenda contou com as seguintes palavras do zagueiro de 37 anos:
“Primeiro, último. Obrigado por todas as memórias, eu vivi meu sonho!”, escreveu o jogador.

A carreira do experiente defensor pode ser considerada de sucesso, depois dele ter trabalhado em diversas equipes de expressão do futebol europeu, com Ajax, Benfica e Tottenham. Ele foi um dos pilares defensivos da Geração Belga, quando ainda atuava ao lado de Vincent Kompany, sendo hoje, o maior recordista de partidas pela sua seleção.

Jan Vertonghen entrou em campo em 157 oportunidades, onde foi capaz de balançar as redes por 10 vezes.

Grande momento de Vertonghen

Levando em conta o seu clube inglês, o Tottenham, local onde teve suas melhores atuações, o zagueiro Vertonghen conseguiu chegar na final da Champions League contra o Liverpool, mas acabou sendo derrotado e ficando com o vice-campeonato. Entretanto, quando a Bélgica é colocada em pauta, é possível lembrar da Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Os belgas encerraram a sua participação no mundial na terceira colocação, numa edição que contou com um triunfo dos europeus sobre o Brasil nas quartas de final.

Foto: Richard Sellers/Allstar (2024 Allstar, Getty Images Europe)