naom 65a6725298db3
Futebol Brasileirão

Club de Regatas Vasco da Gama será o primeiro time brasileiro a documentar sua história em podcast

Com o objetivo de guardar a memória e torná-la mais acessível aos torcedores e a população em geral de um dos mais importantes e reconhecidos clubes de futebol do mundo, o centenário Club de Regatas Vasco da Gama, a BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios, está produzindo o podcast favorito de mais de 12 milhões de vascaínos espalhados por todo planeta. O lançamento da produção está previsto para janeiro de 2024 e se desdobrará em 104 episódios com fatos inéditos do time de futebol e sobre essa história que se confunde com a do Brasil, desde lutas sociais até a formação de uma cultura portuguesa dentro do estado do Rio de Janeiro.

Dirigido por Beto Estrada, co-CEO da BKR, pelo fundador e apresentador do podcast Matando Robôs Gigantes, e Viviana Bagnis, diretora de atendimento da BKR, a história está sendo desenvolvida através da lei estadual de incentivo a cultura do estado do Rio de Janeiro, que permite empresas patrocinarem projetos a partir do redirecionamento de parte do seu ICMS, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e patrocínio da TIM.

“Quando fomos procurados pelo Rogério Portugal, consultor de marketing do Vasco e idealizador do projeto, com o desafio de organizar e digitalizar o legado da história do clube, e torná-lo acessível para os torcedores e sociedade em geral, topamos na hora! É um orgulho ver uma história de mais de 100 anos que se confunde com a do Brasil, sendo reproduzida para todos que amam uma boa história e contar com a aprovação de pessoas importantes como o Chico Kronemberger, VP de Marketing do clube, mostra que estamos no caminho certo”, afirma Beto Estrada.

Prezando a acessibilidade do público, a BKR tem a missão de documentar a história do clube digitalmente para que esses registros nunca se percam e fiquem disponíveis à população, por isso, a escolha do modelo de podcast foi primordial para essa missão. Além disso, a escolha deste formato é democrática para toda população, ponto crucial na elaboração do projeto. Com baixo uso de dados, a facilidade para consumir de qualquer lugar e acessível para pessoas com deficiência visual, o modelo do podcast capta a essência do projeto: guardar as memórias para todos.

“O gigantismo do Vasco vai além dos títulos. Ele vêm de seu DNA de luta por inclusão e igualdade, representado em vários momentos de sua história, passa pelas inúmeras conquistas em terra e mar e pelo amor incondicional de sua torcida, parte fundamental na construção desse gigantismo. Com esse podcast, poderemos mostrar ao mundo o porquê o amor incondicional ao Vasco é algo tão natural para nós, vascaínos. Não dá pra conhecer uma história tão linda e marcante e não se apaixonar”, destaca Francisco Kronemberger, vice-presidente de marketing do Vasco.

Produzido através de uma vasta pesquisa nos registros do centro de memória do clube, o podcast é um legado que está sendo deixado para o clube e seus torcedores, trazendo fatos reais e oficiais, contará com a condução do Thiago Araújo como anfitrião da programação, Walmer Peres, historiador-titular do Vasco, Bruno Pagano, historiador consultor, e muitos outros convidados ligados ao clube, incluindo jogadores de futebol.

“Temos certeza que esse podcast será um presente para os vascaínos e amantes do futebol e mostrará que o Vasco é um time do povo, e que lutou contra o racismo e deu luz ao que realmente importa”, destacou Viviana Bagnis.

(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *