O Vasco conseguiu um empate importante fora de casa na primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, a equipe carioca ficou no 0 a 0 com o Santa Fe, em Bogotá, e levou a decisão da vaga para São Januário. Mesmo atuando na altitude colombiana e com uma equipe praticamente toda reserva, o Cruz-Maltino teve bons momentos, criou oportunidades para marcar, mas pecou na hora de finalizar.
No fim da partida, o cenário mudou. O Santa Fe aumentou a pressão e passou a rondar a área vascaína, principalmente nas bolas paradas. Quando o time colombiano esteve mais perto de abrir o placar, Léo Jardim apareceu para salvar o Vasco. O goleiro fez duas defesas espetaculares já nos acréscimos e foi fundamental para garantir o empate.
Com o resultado, nenhuma das equipes conseguiu construir vantagem para o jogo de volta. Agora, a classificação para as semifinais será decidida no Rio de Janeiro.
Vasco faz primeiro tempo maduro
Mesmo com uma escalação praticamente toda reserva, tendo apenas Léo Jardim entre os titulares habituais, o Vasco apresentou um futebol seguro durante boa parte do primeiro tempo. A equipe de Pedro Emanuel soube lidar com as dificuldades de atuar na altitude de Bogotá e conseguiu criar as principais oportunidades da etapa inicial.
O Cruz-Maltino encontrou nos lados do campo seu principal caminho para chegar ao ataque. Pela direita, Marino e Puma conseguiram criar boas jogadas e aproveitar os espaços deixados pela defesa do Santa Fe. Do outro lado, Piton também apareceu com frequência e levou perigo principalmente em cruzamentos para a área.
O problema vascaíno esteve no último passe. A equipe conseguiu chegar ao campo ofensivo em algumas oportunidades, mas faltou precisão na hora de transformar as boas jogadas em chances realmente claras de gol.
O melhor exemplo aconteceu aos 35 minutos. Nuno Moreira recebeu a bola e encontrou Spinelli em velocidade no contra-ataque. O atacante argentino entrou em uma situação de dois contra dois e tinha Marino livre para receber. Porém, Spinelli errou um passe relativamente simples e desperdiçou uma excelente oportunidade de ataque.
O Vasco terminou o primeiro tempo com uma atuação madura, principalmente considerando o contexto da partida. O Santa Fe não conseguiu exercer uma pressão constante e teve dificuldades para dominar as ações diante de uma equipe vascaína organizada.
Santa Fe cresce após o intervalo
O cenário mudou no segundo tempo. O Santa Fe voltou do intervalo com uma postura mais agressiva e passou a pressionar o Vasco com maior intensidade. A equipe colombiana encontrou principalmente pelo lado direito uma maneira de incomodar a defesa carioca, utilizando Obrian e Palacios para criar jogadas.
Mesmo sob pressão, o Vasco também teve uma grande oportunidade para sair na frente. Novamente, Spinelli apareceu em um contra-ataque. O argentino recebeu em velocidade e ficou cara a cara com Asprilla, mas não conseguiu finalizar da melhor maneira e desperdiçou aquela que foi uma das melhores chances do Cruz-Maltino na partida.
O desperdício acabou deixando o confronto ainda mais aberto nos minutos finais. O Santa Fe passou a pressionar cada vez mais, principalmente através das cobranças de bola parada, e começou a encontrar espaços na defesa vascaína.
Léo Jardim salva o Vasco no fim
Quando o empate parecia ameaçado, Léo Jardim assumiu o protagonismo. Já nos acréscimos, o goleiro vascaíno realizou duas defesas de enorme dificuldade em sequência.
Nas duas jogadas, o Santa Fe aproveitou cobranças de escanteio para levar perigo pelo alto. Primeiro, Fagúndez conseguiu cabecear e obrigou Léo Jardim a fazer uma grande intervenção. Na sequência, em outro escanteio, foi a vez de Rodallega finalizar de cabeça. Novamente, o goleiro vascaíno apareceu para impedir o gol colombiano.
As duas defesas foram fundamentais para manter o placar zerado e garantir ao Vasco a possibilidade de decidir a classificação diante de sua torcida.
Antes do apito final, o Cruz-Maltino ainda teve uma última oportunidade de conseguir a vitória. Bruno Duarte fez uma grande jogada pelo lado esquerdo, avançou e conseguiu finalizar. A bola, porém, saiu pela linha de fundo. Seria um golaço para fechar uma noite de muita resistência da equipe carioca.
Decisão será em São Januário
Com o 0 a 0 em Bogotá, a classificação está completamente aberta. O Vasco agora terá a vantagem de decidir a vaga em casa, diante de sua torcida, na próxima terça-feira, às 19h, em São Januário.
Para avançar diretamente às semifinais, o Cruz-Maltino precisa apenas de uma vitória simples. Caso o Santa Fe consiga vencer no Rio de Janeiro, será a equipe colombiana que avançará. O empate leva a decisão para os critérios previstos na competição.
Quem avançar terá pela frente o vencedor do confronto entre Boca Juniors e São Paulo nas semifinais da Copa Sul-Americana.
O resultado na Colômbia, portanto, pode ser considerado positivo para o Vasco. A equipe não sofreu gols fora de casa, resistiu à pressão do Santa Fe na reta final e volta ao Rio com a decisão em seus próprios domínios.
Vasco volta a campo pelo Brasileirão
Antes de pensar novamente na Sul-Americana, o Vasco terá um compromisso importante pelo Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Grêmio no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), em Porto Alegre.
O confronto será importante para a sequência do Cruz-Maltino na competição nacional. Depois da partida contra o time gaúcho, o Vasco volta suas atenções para a Sul-Americana e terá São Januário como palco da decisão contra o Santa Fe.
(Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)



