Vinicius Júnior Real madrid
Futebol La Liga

Vinícius Júnior pede à UEFA punição ao Atlético de Madrid

Nesta quinta-feira (14), o atacante brasileiro Vinícius Júnior se pronunciou sobre os atos racistas ocorridos antes de Atlético de Madrid x Inter de Milão, em duelo válido pela UEFA Champions League na última quarta-feira. Mesmo sem o envolvimento do Real Madrid no confronto, um grupo de torcedores chamaram o brasileiro de “chimpanzé” no entorno do Estádio Metropolitano.

Por conta dessa atitude, Vini Jr. escreveu em suas redes sociais em português pedindo uma punição para o Atlético de Madrid na Champions League, destacando que o racismo na Espanha é tão forte que ele acaba sendo atingido em jogos mesmo quando não está presente.

“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles @ChampionsLeague👍🏿 @UEFA👍🏿 É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”.

Situação recocrrente envolvendo Vinícius Júnior

Esta não é a primeira vez que Vinicius Junior é vítima de racismo no Estádio Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, arquirrival local do Real. Em setembro de 2022, por exemplo, o jogador brasileiro foi alvo de insultos racistas durante o clássico madrilenho no estádio. Na atual temporada, também houve um incidente semelhante, com Vinicius sendo novamente alvo de ataques racistas na chegada do Real Madrid ao Metropolitano.

Um dos casos mais chocantes ocorreu em janeiro de 2023, quando torcedores do Atlético penduraram um boneco em um viaduto, simulando o enforcamento de Vinicius Junior, antes de um clássico contra o Real. Os responsáveis foram identificados e suspensos pelo Atlético, além de receberem um banimento dos estádios por dois anos e uma multa de 60 mil euros.

La Liga denunciará Atlético de Madrid

Em nota oficial, a La Liga também se pronunciou e disse que denunciará a situação para Ministério Público da Espanha mesmo que o ocorrido envolvendo o Atlético de Madrid não envolvesse um jogo da liga espanhola.

” LaLiga denunciará perante a Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr. antes do jogo de ontem da Uefa Champions League entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio. LaLiga está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… seja qual for a competição”

Imagem: Real Madrid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *