Super Bowl LI
NFL

Os 5 melhores jogos da história recente do Super Bowl

O Super Bowl chega este ano à sua 58ª edição no próximo domingo, no jogo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, que será disputado no Allegiant Stadium, na cidade de Las Vegas, em Nevada. Esta será a primeira vez que a maior partida da temporada da NFL será realizada neste estádio.

Desde 1967, o campeão da AFC enfrenta o campeão da NFC para decidir o título da National Football League na temporada. Antes disso, as duas ligas eram disputadas separadamente, sendo chamadas de AFL (American Football League) e NFL. A partir daquele ano, o título passou a ser decidido entre os melhores times de cada conferência.

Antes chamado de NFL Championship, o nome SUPER BOWL foi uma sugestão dada pelo até então dono do Kansas City Chiefs, Lamar Hunt, que hoje dá o nome ao troféu da AFC na temporada regular. O troféu principal é o Vince Lombardi Trophy, em homenagem ao técnico do Green Bay Packers que faleceu nos anos 70, e seu nome foi definitivamente associado à taça, sendo inserido pela primeira vez no Super Bowl V.

Nós, da Playmaker Brasil, trazemos aqui uma pequena lista de cinco grandes Super Bowls de todos os tempos dessa riquíssima história da National Football League. Confira:

Super Bowl XXXVI – O início do reinado

O Saint Louis Rams havia ganhado o Super Bowl dois anos antes e tinha um dos melhores ataques da história da liga até então, com o MVP da temporada, Marshawn Faulk, em grande fase. Eram amplos favoritos, mas enfrentaram um New England Patriots que chegava ao seu terceiro Super Bowl na história e, comandados pelo novato Tom Brady, o time de Boston conseguiu uma das grandes zebras da história, ao vencer o jogo por 20-17 com um field goal de Adam Vinatieri no último segundo da partida, dando aos Patriots seu primeiro título da NFL e o primeiro da carreira de Brady.

Super Bowl XLII – Temporada imperfeita

O New England Patriots chegou ao Super Bowl XLII como franco favorito ao título, com um dos melhores ataques da história na temporada regular, incluindo o recebedor Randy Moss quebrando o recorde de Touchdowns recebidos numa só temporada, e Tom Brady sendo o MVP daquela temporada.

O time chegou ao jogo com 18 vitórias em 18 jogos e enfrentou um New York Giants que vinha como o último time classificado na NFC para os Playoffs. O que vimos em Glendale, Arizona, foi uma das grandes atuações defensivas da história, comandada por Michael Strahan. A defesa do Giants cedeu somente 14 pontos ao time de New England na partida, e no último drive do jogo, uma das maiores recepções da história aconteceu, com Eli Manning escapando do sack e lançando para David Tyree fazer uma recepção com a bola colada em seu capacete.

O drive terminou em um touchdown de Plaxico Burress, colocando o Giants na frente e encerrando a primeira temporada invicta na NFL desde o Miami Dolphins de 1972. Quatro anos mais tarde, os dois times se enfrentariam novamente em um Super Bowl, e mais uma vez, o Giants sairia com a vitória sobre o Patriots.

Super Bowl XLIX – Na linha de uma jarda

O Seattle Seahawks chegava ao Super Bowl para defender o seu título ganho em 2013 sobre o Denver Broncos, com uma das melhores defesas da história, apelidada na época de ”Legion of Boom”. Naquela oportunidade, enfrentou o New England Patriots, que chegava mais uma vez à decisão da temporada, buscando conquistar o título após dez temporadas.

O jogo foi emocionante, com o time do Patriots na liderança do placar faltando dois minutos para o final após um touchdown de Julian Edelman. Faltando um minuto para o final, Russell Wilson lançou para uma das maiores recepções da história de Javone Kearse, deixando o Seahawks na linha goal já dentro dos últimos dois minutos da partida e com dois timeouts para pedir.

Com a bola na linha de três jardas, Wilson lançou a bola na mão de Malcolm Butler, tirando a chance do bicampeonato para os Seahawks e dando aos Patriots seu primeiro Super Bowl em dez temporadas, sendo o quarto da dupla Belichick-Brady.

Super Bowl LI – 28 a 3…

O Atlanta Falcons chegava ao seu primeiro Super Bowl da história da franquia após anos de expectativa. Comandados por Matt Ryan, o time da Geórgia chegava ao Super Bowl após ter a melhor campanha da NFC na temporada e enfrentava o multicampeão New England Patriots, que dois anos antes teria conquistado o título em cima do Seahawks.

O Falcons fez um primeiro tempo primoroso, onde o ataque funcionava muito bem, e a defesa conseguia forçar turnovers de Tom Brady. O time abriu 28-3 no início do terceiro quarto. Os Patriots entraram no último quarto perdendo a partida por 28-9, e numa das maiores viradas da história, o time empatava o jogo nos minutos finais da partida com um touchdown de James White. Na prorrogação, chegava ao touchdown novamente com White, virando a partida e dando aos Patriots o seu quinto título em 15 temporadas.

Super Bowl LIV – O início da dinastia

Patrick Mahomes chegava ao seu primeiro Super Bowl em sua terceira temporada na liga, a segunda como titular. Sem Tom Brady para atrapalhar como em 2018, o time de Kansas City chegava ao seu primeiro Super Bowl em quase 40 anos e enfrentava um San Francisco 49ers comandado por Jimmy Garoppolo, Deebo Samuel e Kyle Shanahan, que buscavam o primeiro título da franquia em 15 anos.

O time de San Francisco estava liderando a partida por 20-10 faltando sete minutos para o final da partida. Patrick Mahomes e Tyreek Hill comandaram a virada do time de Kansas na partida para 24-20, dando ao time do Chiefs seu primeiro Super Bowl desde o final dos anos 70 e o primeiro da dupla Patrick Mahomes e Andy Reid. Quatro anos depois, os dois times se enfrentam no Super Bowl 58 na cidade de Las Vegas.

O Super Bowl 58, entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, acontece no próximo domingo (11), a partir das 20h30, horário oficial de Brasília, com transmissão da ESPN/Star+ e RedeTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *