Uma das novelas mais dramáticas no paddock da Fórmula 1 teve desfecho nesta terça-feira (10). O elogiadíssimo projetista inglês, Adrian Newey, será o mais novo integrante da Aston Martin, equipe comprada pelo multimilionário, Lawrence Stroll, e que também tem o bicampeão mundial, Fernando Alonso, em um dos carros na Fórmula 1.
Falando em Alonso, o príncipe das Astúrias disse estar muito empolgado para trabalhar ao lado de Adrian Newey na Aston Martin e na Fórmula 1. Os dois tiveram algumas disputas leais nos tempos em que o piloto espanhol estava na Ferrari e o projetista estava na Red Bull. Nessa época, a equipe anglo-austríaca teve bom desempenho e com um carro muito dominante, venceu quatro campeonatos consecutivos com Sebastian Vettel.
“Então, sim, como você disse, nós estivemos correndo um contra o outro por alguns vários anos. Eu diria que ele [Newey] foi mais uma inspiração. Eu tenho que agradecer ao Adrian por seu talento. Acho que todos nós melhoramos como pilotos, como engenheiros, como equipes. Todos nós tivemos que elevar o sarrafo graças a ele, para competir”, afirmou Alonso.
A chegada de Newey vem em um momento de afirmação para a Aston Martin, que tem já pronta uma sede totalmente nova e com muita tecnologia, inclusive com um túnel de vento novinho em folha. Além disso, a equipe de Silverstone tem firmado uma parceria com a Honda para fornecer os novos motores da temporada de 2026.
“Eu penso que hoje é um dia incrível para o time. A visão de Lawrence está tomando forma, com o Adrian, com a Honda, Aramco, novo túnel de vento. Então, eu diria que definitivamente somos a equipe do futuro. E sim, para mim é uma oportunidade profissional incrível de trabalhar com o Adrian, estou bem orgulhoso de fazer parte disso”, completou Fernando.
Adrian Newey e nova equipe na Fórmula 1
Por sua vez, Adrian Newey não poupou elogios ao bicampeão mundial de Fórmula 1 e mais novo companheiro de trabalho na Aston Martin. O engenheiro disse ótimas palavras sobre Alonso e demonstrou toda a sua admiração pelo piloto espanhol.
“O Fernando, é claro, tivemos algumas batalhas por alguns anos. Ele foi de certa maneira um arquirrival em alguns momentos. E depois ele esteve perto de se juntar a Red Bull em 2008 e 2009, mas acabou não acontecendo, o que é uma pena. Então, continuamos batalhando um contra o outro. Ele é uma lenda do esporte, então estou muito ansioso para trabalhar com ele”, disse Newey.
(Foto: GPblog.com)